Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo

Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo

Alternative title Learning evaluation of patients with chronic obstructive pulmonary disease after an educational program
Author Souza, George Márcio da Costa e Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Jardim, José Roberto Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Pneumologia) - São Paulo
Abstract Introduction: The education of chronic obstructive pulmonary disease – COPD patients is a fundamental part of pulmonary rehabilitation programs and it aims a better disease management. Objectives: To assess the learning capacity of COPD patients undergoing an educational program. Methods: A prospective study was performed with COPD patients at the Pulmonary Rehabilitation Center of the Universidade Federal de São Paulo/Lar Escola São Francisco, Brazil submitted to a educational program. Results: There was an increase in the number of correct questions to the questionnaire related to knowledge of the disease (59,58% to 91,25%; p < 0,001); a better performance in two activities of daily life (13,6% to 63,6%; p < 0,001 and 9,1% to 36,4%; p < 0,01). We observed a greater number of correct responses after the educational program; the mean went up from 6.5 ± 1.0 to 10.25 ± 0.96 (p = 0.002) when a pressurized nebulizer without a spacer was used, and from 6.7 ± 1.3 to 9.3 ± 0.9 (p < 0.001) when a nebulizer with a spacer was employed; the mean number of correct responses when using a dry powder inhaler increased from 8.9 ± 0.8 to 9.8 ± 0.2 (p < 0.001). We found no alterations in health quality or anxiety and depression levels. Conclusion: We concluded that a structured educational program acts as an important aid in treating COPD patients, providing them with essential knowledge about their disease and possibly leading to a change of improper health habits.

Introdução: A educação de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é parte fundamental nos programas de reabilitação pulmonar e objetiva um melhor manejo com a doença. Objetivo: Avaliar a aprendizagem de pacientes com DPOC submetidos a um programa educativo. Método: Foi realizado um estudo prospectivo com portadores de DPOC acompanhados ambulatorialmente submetidos a um programa educativo padronizado. Para avaliar a intervenção foram utilizados questionários de avaliação do conhecimento. De qualidade de vida (AQ20 e SF36), nível de ansiedade e depressão (IDATE e Beck). Um valor de p < 0,05 foi considerado significante. Resultados: Observamos após o programa educativo, aumento no número de acertos do questionário de conhecimento sobre a doença variando de 59,58% para 91,25% (p < 0,001), melhor performance nas técnicas corretas de conservação de energia; maior número de acertos na utilização da medicação inalatória, variando de 6,5 + 1,6 para 10,25 + 1,52 (p = 0,002) com relação à utilização do nebulímetro pressurizado sem espaçador, de 6,7 + 0,9 para 9,3 + 0,6 (p<0,001) para a utilização do nebulímetro pressurizado com espaçador, a utilização do inalador de pó seco, de 8,9 + 0,4 para 9,8 + 0,2 (p<0,001). Não encontramos alteração na qualidade de vida relacionada à saúde e nem nos níveis de ansiedade e depressão. Conclusão: Um programa educativo estruturado atua como adjuvante eficaz no plano de tratamento dos pacientes com DPOC, dotando-os de importantes conhecimentos a respeito de sua doença e podendo mudar hábitos inadequados de saúde.
Keywords Educação em saúde
Educação do pacientes
Comportamento
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Educação de Pacientes como Assunto
Health Education
Behavior
Pulmonary Disease, Chronic Obstructive
Patient Education as Topic
Language Portuguese
Date 2009-12-31
Published in SOUZA, George Márcio da Costa e. Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 83 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9007

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Name: Tese-9789.pdf
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Format: PDF
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