Análise da narrativa oral de pré-escolares antes e após estimulação de linguagem

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dc.contributor.author Verzolla, Beatriz Lopes Porto
dc.contributor.author Isotani, Selma Mie [UNIFESP]
dc.contributor.author Perissinoto, Jacy [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:43:34Z
dc.date.available 2015-06-14T13:43:34Z
dc.date.issued 2012-01-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000100011
dc.identifier.citation Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 24, n. 1, p. 62-68, 2012.
dc.identifier.issn 2179-6491
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6927
dc.description.abstract PURPOSE: To verify the oral narrative abilities in preschoolers, before and after language stimulation. METHODS: Participants were 58 preschoolers. The study was developed in three stages: 1. Pre-stimulation stage (Moment 1) - preschoolers produced the first autonomous narrative based on a sequence of pictures, and the second under adult scaffolding; 2. Stimulation stage - it was conducted a weekly reading of children's stories in group, for ten weeks; 3. Post-stimulation stage (Moment 2): the same procedure of the first stage was repeated. The results analysis considered: the occurrence of central and secondary events; the accountable/explicable conduct, classified according to physical causes, moral/social rules and internal state; the attribution and rectification of false beliefs, analyzed by the internal state's accountable/explicable conduct. RESULTS: There was an increase in the occurrence of central events in Moment 2 as well as after the adult scaffolding, with decrease of secondary events comparing both moments and after the scaffolding. Regarding the accountable/explicable conduct, no differences were found between physical, social/moral rules, and internal state conducts. The internal state accountable/explicable conduct was predominantly found in all the autonomous narratives. CONCLUSION: Both the reading of children's stories and the adult scaffolding contribute to the increase in the occurrence of events in autonomous narratives. There is no variation on the type of accountable/explicable conduct in the narratives. The internal state accountable/explicable conduct is predominantly used by preschoolers. en
dc.description.abstract OBJETIVO: Verificar as habilidades de narrativa oral em pré-escolares, antes e após estimulação de linguagem. MÉTODOS: Foram analisadas narrativas de 58 pré-escolares. O estudo foi desenvolvido em três etapas: 1. Etapa pré-estimulação (Momento 1) - os pré-escolares produziram a primeira narrativa autônoma a partir de uma sequência de figuras e a segunda narrativa autônoma após tutela do adulto; 2. Etapa de estimulação - foi realizada a leitura de histórias infantis em grupo, semanalmente, durante dez semanas; 3. Etapa pós-estimulação (Momento 2) - foi repetido o procedimento da primeira etapa. A análise dos resultados considerou: a ocorrência de eventos centrais e secundários; a conduta justificativa/explicativa, classificada segundo causas físicas, regras morais/sociais e estado interno; a expressão e retificação de falsas crenças, analisadas por meio da conduta justificativa/explicativa de estado interno. RESULTADOS: Houve aumento na ocorrência de eventos centrais no Momento 2, e após a tutela, com decréscimo de eventos secundários comparando-se os dois momentos e a presença da tutela. Em relação à conduta justificativa/explicativa, não houve diferenças para as justificativas do tipo físico, regras sociais/morais e estado interno. A conduta justificativa/explicativa do tipo estado interno foi a tipologia predominantemente encontrada em todas as narrativas. CONCLUSÃO: A leitura de histórias infantis e a tutela do adulto contribuem para o aumento da ocorrência de eventos nas narrativas autônomas. Não há variação na tipologia da conduta justificativa/explicativa nas narrativas. A tipologia de conduta justificativa/explicativa de estado interno é predominantemente utilizada pelos pré-escolares. pt
dc.format.extent 62-68
dc.language.iso por
dc.publisher Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartof Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Child, preschool en
dc.subject Narration en
dc.subject Child development en
dc.subject Child language en
dc.subject Theory of mind en
dc.subject Verbal behavior en
dc.subject Pré-escolar pt
dc.subject Narração pt
dc.subject Desenvolvimento infantil pt
dc.subject Linguagem infantil pt
dc.subject Teoria da mente pt
dc.subject Comportamento verbal pt
dc.title Análise da narrativa oral de pré-escolares antes e após estimulação de linguagem pt
dc.title.alternative Analysis of oral narratives of preschool children before and after language stimulation en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Fonoaudiologia
dc.identifier.file S2179-64912012000100011.pdf
dc.identifier.scielo S2179-64912012000100011
dc.identifier.doi 10.1590/S2179-64912012000100011
dc.description.source SciELO



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Name: S2179-64912012000100011.pdf
Size: 347.0Kb
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