PROBLEMAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA: Ações que auxiliam no desenvolvimento moral – relato de experiência

PROBLEMAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA: Ações que auxiliam no desenvolvimento moral – relato de experiência

Author Maciel, Marcela do Amor Divino Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Braga, Adriana Regina Autor UNIFESP Google Scholar
Graduate program Não se aplica
Abstract Este trabalho tem como objetivo analisar e relatar a experiência de imersão no espaço escolar através do Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP. Esta experiência ocorreu na turma do 5º ano do Ensino Fundamental e sucedeu um Plano de Ação Pedagógico voltado para ações práticas e ativas no espaço escolar como proposta de mediação a conflitos e promoção de relações interpessoais. A metodologia está na discussão exploratória na reflexão de apresentar caminhos possíveis por meio da educação na contribuição do desenvolvimento moral com base na teoria piagetiana e de seus estudiosos, sob a dinâmica social e de encontros possíveis entre os sujeitos epistêmicos nesse processo. Utilizando o espaço escolar e a sua fundamentação de garantias e direitos para que os educandos tenham acesso a um desenvolvimento que vá além do cognitivo, mas sim moral e afetivo nas suas trocas e relações conscientes de si mesmo e para os outros. Portanto, entendemos a educação como uma das portas de acesso para a construção moral, principalmente no espaço escolar, como espaço possível para gerar Ações Pedagógicas que fitem a garantia por direito de uma formação moral que contenha sob a ação prática as trocas conscientes.
Keywords Desenvolvimento Moral
Práticas Pedagógicas
Educação e Valores
Relações Interpessoais
Ensino Fundamental
Language Portuguese
Date 2021-02-12
Knowledge area Outra
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 57 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60179

Show full item record




File

Name: Marcela do Amor Divino Maciel_ TCC.pdf
Size: 623.5Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account