Rede de atenção às urgências e emergências: influências, textos, discursos e práticas na produção do cuidado

Rede de atenção às urgências e emergências: influências, textos, discursos e práticas na produção do cuidado

Alternative title Emergency and emergencies attention network: influences, texts, discourses and practices in the production of care
Author Tofani, Luís Fernando Nogueira Google Scholar
Advisor Reis, Ademar Arthur Chioro dos Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Saúde Coletiva
Abstract Objetivo: analisar o processo de implementação e conformação dos modos de produção do cuidado da política de Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) na Região de Saúde de Campinas - SP. Metodologia: a pesquisa tem caráter qualitativo, é caracterizada como estudo de caso e foi desenvolvida através de revisão de literatura, análise de documentos oficiais, coleta de depoimentos de gestores municipais e estaduais, entrevistas narrativas com usuários, e, entrevistas em profundidade com gerentes de serviços. A análise teve como referência a ‘Abordagem do Ciclo de Políticas’. Resultados: Os principais resultados apontam para uma política pública de caráter plural e multifacetado, formulada a partir de diversas influências sociais, econômicas, políticas e teóricas, que expressa como intencionalidade a ampliação do acesso e o cuidado integral em situações de urgência e emergência em saúde. No contexto da prática, apesar da ênfase aos aspectos organizativos e ao financiamento, é observada a política ‘em cena’ onde podem ser identificadas ações de gestão e de produção de cuidado induzidas pela política, mantidas apesar da política e produzidas para além da política da RUE. A relação entre a política oficial e a ação micropolítica dos gestores, tornou-a uma produção singular no campo da governança regional; a necessidade de autonomia dos usuários e a dimensão do cuidado familiar apontam para caminhos na construção da integralidade; há evidências de produções vivas induzidas pela política que qualificam o cuidado, embora iniquidades sejam mantidas ou produzidas; e, a necessidade de articulação entre os componentes em rede, embora evocada, traduz-se em conexões frágeis e não regulares. Considerações Finais: A compreensão dos complexos processos que envolvem as políticas públicas de saúde, os interesses e poderes que as atravessam, tem potencial para fortalecer os atores implicados com a luta pela promoção da equidade em saúde e pela justiça social.
Keywords Assistência à saúde
Serviços médicos de emergência
Gestão em saúde
Política de saúde
Sistemas de saúde
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage São Paulo
Language Portuguese
Date 2020-12-10
Published in TOFANI, L F N. Rede de atenção às urgências e emergências: influências, textos, discursos e práticas na produção do cuidado. São Paulo, 2020. 172 p. Tese ( Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020.
Research area Gestão do Cuidado e o Trabalho em Saúde
Knowledge area Política, planejamento e gestão em saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 172 p.
Access rights Open access Open Access
Type Thesis
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60105

Show full item record




File

Name: TESE_Luis Tofani.pdf
Size: 13.97Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account