Um olhar sobre as organizações não-governamentais que realizam ações de educação ambiental focadas em lixo no mar no Brasil

Um olhar sobre as organizações não-governamentais que realizam ações de educação ambiental focadas em lixo no mar no Brasil

Alternative title A look into the non-governamental organisations that promote environmental education activities focused on marine debris in Brazil
Author Menck, Elisa Van Sluys Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Rabinovici, Andrea Autor UNIFESP Google Scholar
Graduate program Análise Ambiental Integrada
Abstract Parte dos resíduos sólidos gerados nas atividades humanas atinge o ambiente marinho por múltiplos caminhos, causando inúmeros prejuízos. Como parte da solução do problema, o tema passou a ser foco de atividades de Educação Ambiental (EA) e entre os atores que promovem esse tipo de atividade educativa destacam-se as Organizações Não-Governamentais (ONGs). Entretanto, para além de sua atuação com atividades de limpeza de ambientes costeiros, pouco se conhece a respeito de suas estratégias educativas ao abordar a temática de lixo no mar. Assim, este estudo pretendeu i) fazer um levantamento dessas ONGs que atuam no Brasil, compreender aspectos institucionais e de suas atividades sobre lixo no mar; ii) verificar de que maneira é abordada a temática, considerando as vertentes Conservacionista/Pragmática e Crítica da EA; e iii) identificar os potenciais e desafios para a atuação dessas ONGs considerando sua articulação de ações de lixo no mar. Para o levantamento das ONGs foram utilizadas estratégias complementares como um levantamento colaborativo com o uso de formulários online e os cadastros na Rede Mares Limpos. No total, foram levantadas 50 organizações atuantes com lixo nos mar no Brasil. Dessas, 12 ONGs foram selecionadas seguindo critérios como, por exemplo, ter organizado mais do que uma atividade de limpeza de ambiente costeiro nos anos de 2017 e 2018. Assim, essas instituições tiveram seus(as) coordenadores(as) de ações entrevistados(as) e para obter os resultados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas. Encontrou-se que, apesar do amplo cardápio de atividades e ferramentas pedagógicas utilizadas pelas instituições, há um predomínio de ações pontuais de sensibilização/mobilização, cuja finalidade pretendida é a mudança de comportamento individual. Contudo, verificou-se que o cenário sóciopolítico, em que as ONGs estão inseridas, não contribui para o fortalecimento institucional das mesmas e consequentemente de suas ações educativas. Visto a visibilidade que a temática do lixo no mar e dos oceanos vem recebendo, o diagnóstico e a análise poderão subsidiar a elaboração de novas estratégias de EA cujo tema gerador é o lixo no mar, de maneira que sejam mais estruturantes, continuadas, que tenham seus resultados acompanhados e que caminhem para ampliar a abordagem crítica da temática.

Part of the human-created material reaches the marine environment by multiple paths, resulting in several problems. In order to contribute to the solution of the problems caused by marine debris, different Environmental Education (EE) activities take place around the world. The non-governmental organizations (NGOs) are one of the key stakeholders that promote outreach activities, however apart from the cleanups activities little is known about the educational strategies applied by these institutions when addressing marine debris. Therefore, this study aimed to: i) list the NGOs that operate in Brazil, understanding institutional aspects and characteristics of the activities used; ii) assess the approach used to address the complexity related to marine debris considering pragmatic or critic values of the educational purposes; iii) and identify both the potentials and challenges faced by the NGOs in order to promote their activities in respect to the topic of marine debris. By using a complementary listing approach that involved questionnaires and semi-structured interviews and the Brazilian Clean Seas Network, a total of 50 NGOs were identified. Of these, 12 were selected by an established criteria such as: having organized more than one cleanup activity in 2017 and in 2018. The coordinators of the NGOs were interviewed and to obtain the results, content analyses was applied. The results suggest that despite the variety of educational tools used by the institutions, punctual awareness raising activities aiming behavioral change of participants prevail. However, considering the Brazilian socio-political scenario, of which the NGOs are part, there is little potential to guarantee institutional stability and consequently the structuring of the EE activities. Hence, due to the international visibility of marine debris and other ocean-related topics, the diagnose and the analysis presented here will assist with the elaboration of new educational activities that address marine debris, so that they are more structured, ongoing, have their results evaluated and, finally, aim to a more critical approach in order to tackle such a relevant problem.
Keywords Organização não-governamental
Educação ambiental
Lixo no mar
Resíduos sólidos
Oceano
Non-governmental organization
Environmental education
Marine debris
Solid waste
Ocean
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Diadema
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 2020-05-22
Published in MENCK, E. V. S. Um olhar sobre as organizações não-governamentais que realizam ações de educação ambiental focadas em lixo no mar do Brasil. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2020.
Research area Monitoramento Ambiental
Knowledge area Análise Ambiental Integrada
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 156 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60076

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Name: ElisaVSMenck_DissertaçãoFINAL.pdf
Size: 6.250Mb
Format: PDF
Description: Dissertação Final
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