As implicações do projeto ABEPSS itinerante frente à formação profissional em serviço social na regional Sul II da ABEPSS

As implicações do projeto ABEPSS itinerante frente à formação profissional em serviço social na regional Sul II da ABEPSS

Author Zutter, Alessandra De Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Batistoni, Maria Rosangela Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Serviço Social e Políticas Sociais
Abstract Este trabajo busca analizar las implicaciones del Proyecto ABEPSS Itinerante en la defensa del proyecto de formación profesional que se expresa en las Directrices Curriculares de la Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), aprobadas en 1996. Hay dos problemáticas que impactan la formación en Trabajo Social es una de ellas derivada de la contrarreforma de la educación brasileña, a partir de los años 1990, generando el cuadro actual de la Educación Superior marcado por la expansión, mercantilización y precarización de ésta; y, otra, debido a las Directrices Curriculares de la ABEPSS sufrir impactos en consecuencia de los currículos flexibilizados y orientados hacia una formación tecnicista que prioriza el ingreso del profesional en el mercado de trabajo no correspondiendo al perfil profesional trazado durante la elaboración de propuesta de formación profesional que resultó en el año 2000, el proyecto ABEPSS Itinerante fue una propuesta de Educación Permanente y, también, una forma de enfrentamiento a la realidad que está puesta se materializa con la participación de los docentes, discentes y supervisores de campo para el enfrentamiento a la precarización del preescolar, la enseñanza frente al actual cuadro de la educación superior brasileña. Este trabajo busca analizar de qué forma el Proyecto ABEPSS Itinerante contribuye a la implementación de las Directrices Curriculares en las Unidades de Formación Académica de la Regional Sur II de la ABEPSS (que comprende Mato Grosso do Sul y São Paulo). En el recorrido metodológico, utilizamos la investigación bibliográfica, documental y entrevistas para analizar: la actual cara de la educación superior brasileña, específicamente sus desdoblamientos para la formación en el Trabajo Social a partir de los años 1990; el proceso de construcción de las Directrices Curriculares de la ABEPSS y la propuesta nacional del Proyecto ABEPSS Itinerante y la ejecución del proyecto en la Regional Sur II de la ABEPSS en sus tres ediciones ocurridas en 2012, 2014 y 2016. Además, hubo seis entrevistas, con la vicepresidenta de la Regional Sur II de la ABEPSS - Gestión 2017-2018, y cinco con docentes, siendo uno por microrregión de la Regional Sur II, que participaron de los eventos durante los años descritos anteriormente.

Este trabalho busca analisar as implicações do Projeto ABEPSS Itinerante na defesa do projeto de formação profissional que se expressa nas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), aprovadas em 1996. Há duas problemáticas que impactam a formação em Serviço Social sendo uma delas decorrente da contrarreforma da educação brasileira, a partir dos anos 1990, gerando o quadro atual da Educação Superior marcado pela expansão, mercantilização e precarização desta; e, outra, devido às Diretrizes Curriculares da ABEPSS sofrerem impactos em decorrência dos currículos flexibilizados e voltados para uma formação tecnicista que prioriza o ingresso do profissional no mercado de trabalho não correspondendo ao perfil profissional traçado durante a elaboração de proposta de formação profissional que resultou nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, em 1996. O Projeto ABEPSS Itinerante sendo uma proposta de Educação Permanente e, também, uma forma de enfrentamento à realidade que está posta se materializa com a participação dos docentes, discentes e supervisores de campo para o enfrentamento à precarização do ensino frente ao atual quadro da educação superior brasileira. Este trabalho busca analisar de que forma o Projeto ABEPSS Itinerante contribui para a implementação das Diretrizes Curriculares nas Unidades de Formação Acadêmica da Regional Sul II da ABEPSS (que compreende Mato Grosso do Sul e São Paulo). No percurso metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas para analisar: a atual face da educação superior brasileira, especificamente os seus desdobramentos para a formação em Serviço Social a partir dos anos 1990; o processo de construção das Diretrizes Curriculares da ABEPSS e, a proposta nacional do Projeto ABEPSS Itinerante e a execução do projeto na Regional Sul II da ABEPSS em suas três edições ocorridas em 2012, 2014 e 2016. Além disso, houveram seis entrevistas, sendo uma com a vice presidente da Regional Sul II da ABEPSS – Gestão 2017-2018, e cinco com docentes, sendo um por microrregião da Regional Sul II, que participaram dos eventos durante os anos descritos anteriormente.
Keywords Proyecto ABEPSS Itinerante
Proyecto De Formación Profesional
Educación Universitaria
Trabajo Social
Projeto ABEPSS Itinerante
Projeto De Formação Profissional
Educação Superior
Serviço Social
Language Portuguese
Date 2019-02-22
Research area Fundamentos Do Serviço Social, Formação E Trabalho Profissional
Knowledge area Trabalho, Políticas Sociais E Serviço Social
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 128 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7631364
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59836

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Name: ALESSANDRA DE ZUTTER.pdf
Size: 4.344Mb
Format: PDF
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