Educação permanente para assistentes sociais na perspectiva do projeto ético-político profissional: um estudo aproximativo na realidade da Baixada Santista

Educação permanente para assistentes sociais na perspectiva do projeto ético-político profissional: um estudo aproximativo na realidade da Baixada Santista

Author Nunes, Heloise Helena Pereira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Rodrigues, Terezinha De Fatima Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Serviço Social e Políticas Sociais
Abstract Este documento analiza la educación permanente de los trabajadores sociales, entendiendo la formación profesional como permanente y esencial para que las respuestas profesionales estén en línea con el proyecto ético-político, reafirmando la dirección social de la profesión. La relación ontológica entre el trabajo y la educación fue el punto de partida para el proceso de análisis del objeto de investigación, de modo que la educación permanente pudiera situarse en la sociedad contemporánea y desvelara las contradicciones que la consupordinan. La investigación se centró en la Baixada Santista – Región de Sao Paulo y, para aproximar la realidad de/trabajadores sociales en la región, se llevó a cabo una investigación documental y bibliográfica en el área del trabajo social, destacando las categorías de trabajo y educación y sus interlocuciones con los procesos productivos contemporáneos. La recopilación de datos se produjo a través de un cuestionario respondido por los trabajadores sociales de la región y el análisis de las respuestas, apoyado según la investigación documental y bibliográfica, buscó presentar los procesos de educación permanente experimentados por los trabajadores sociales de la región, los límites y dificultades encontrados por los profesionales y la relación de la educación permanente con el proyecto ético-político de la profesión. Se concluye destacando la relevancia de la dimensión de la formación profesional como algo de educación permanente y permanente con estrategia para fortalecer el proyecto ético-político del servicio social.

Este trabalho analisa a educação permanente para assistentes sociais, compreendendo formação profissional como permanente e essencial para que as respostas profissionais estejam em sintonia com o projeto ético-político, reafirmando a direção social da profissão. A relação ontológica entre o trabalho e a educação foram o ponto de partida para o processo de análise do objeto da pesquisa, de modo que a educação permanente pudesse ser situada na sociedade contemporânea e desveladas as contradições que a constituem. A pesquisa centrou-se na região da Baixada Santista – São Paulo e, para aproximação na realidade dos/das assistentes sociais, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica na área do serviço social, destacando as categorias trabalho e educação e suas interlocuções com os processos produtivos contemporâneos. A coleta de dados se deu através de um questionário encaminhado aos assistentes sociais da região e a análise das respostas, respaldada na pesquisa documental e bibliográfica, apresentou os processos de educação permanente vivenciados pelos/as assistentes sociais da região, os limites e as dificuldades encontradas pelos/as profissionais e a relação da educação permanente com o projeto ético-político da profissão. Conclui-se enfatizando a relevância da dimensão da formação profissão como algo permanente e a educação permanente com estratégia no fortalecimento do projeto ético-político do serviço social.
Keywords Educación Permanente
Trabajo Social
Proyecto Ético-Político
Baixada Santista
Educação Permanente
Serviço Social
Projeto Ético-Político
Baixada Santista
Language Portuguese
Date 2019-11-26
Research area Fundamentos Do Serviço Social, Formação E Trabalho Profissional
Knowledge area Trabalho, Políticas Sociais E Serviço Social
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 136 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7955208
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59799

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account