A criação do Instituto Municipal de Educação e Pesquisas (IMEP) de São Paulo e o seu papel no processo de expansão da escola de primeiro grau no Brasil (1968-1972)

A criação do Instituto Municipal de Educação e Pesquisas (IMEP) de São Paulo e o seu papel no processo de expansão da escola de primeiro grau no Brasil (1968-1972)

Author Geraldini, Thais Mendes Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Godoy, Alexandre Pianelli Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program História
Abstract This research aims at the creation, operation and extinction of the Municipal Institute of Education and Research - IMEP -, in the city of São Paulo. This institute was created in 1968 and intended to end the funnel represented by the admission examination between primary and junior high school. It should also make the teacher training that would take the new model of education of the primary school of eight years to the other municipal schools of the capital using, therefore, experimental classes of application. The experience of the Institute, however, lasted only three years, being transformed into a school soon after the promulgation of the law of reform of education - no 5692 of 1971, Municipal School Celso Leite Ribeiro Filho, in 1972. I aim to understand the culture of this institute and its process of creation, functioning and erasure, from official documentation and the memories of its internal agents.

Esta pesquisa tem como objeto o processo de criação, funcionamento e extinção do Instituto Municipal de Educação e Pesquisas - IMEP -, na cidade de São Paulo. Este instituto foi criado em 1968 e pretendia acabar com o funil representado pelo exame de admissão entre o ensino primário e o ensino ginasial. Também deveria fazer a formação de professores que iria levar o novo modelo de ensino da escola primária de oito anos para as demais escolas municipais da capital utilizando-se, para tanto, classes experimentais de aplicação. A experiência do Instituto, porém, durou apenas três anos, vindo a ser transformado numa escola logo após a promulgação da lei de reforma do ensino – no 5692 de 1971, a Escola Municipal Celso Leite Ribeiro Filho, em 1972. Tenho como objetivo entender a cultura escolar deste instituto e o seu processo de criação, funcionamento e apagamento, a partir de documentações oficiais e das memórias de seus agentes internos.
Keywords History Of Education
Civil-Military Dictatorship
School Culture
Curriculum
Memory.
História Da Educação
Ditadura Civil-Militar
Cultura Escolar
Currículo
Memória.
Language Portuguese
Date 2019-02-27
Research area Instituições, Vida Material E Conflito
Knowledge area História E Historiografia
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 231 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8556960
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59722

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Name: THAIS MENDES GERALDINI.pdf
Size: 6.160Mb
Format: PDF
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