Comparação de diferentes arquivos digitais utilizados como ferramenta de aprendizagem por um grupo de médicos do programa de residência em Radiologia

Comparação de diferentes arquivos digitais utilizados como ferramenta de aprendizagem por um grupo de médicos do programa de residência em Radiologia

Author Hiagon, Renan Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Szarf, Gilberto Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Radiologia Clínica)
Abstract Purpose: To compare three different digital medical file systems for medical image storage, concerning the system effectiveness for academic purposes, system performance effectiveness, system security and information retrieval. Methods: a cross-sectional study was conducted from 2015 to 2017 in which fourth-year residents of Radiology and Diagnostic Imaging Residency Program assembled the same case file, which was installed in three different systems: MIRC, proposed by the Radiological Society of North America, Google Drive and One PACS. The systems were tested by first-to-fourth year residents who answered a structured questionnaire using a 5-point Likert scale. Results: As a digital teaching file system, MIRC was superior to Google Drive and One PACS in all evaluated questions. MIRC was considered effective for academic purposes by 93.3% of residents, followed by Google Drive (64.2%), both had an effective performance for 87.5% and 60.8% of residents, respectively, and were considered insurance systems by 93.3% and 71.7%, respectively, and 97.5% of residents consider MIRC able to recover information. Conclusion: MIRC system provides efficient teaching file tools in a PACS environment. Although MIRC has not yet been implemented as a departmental solution, future enhancements to Google Drive platform can also form the basis of an environment for radiology teaching.

Objetivo: Comparar três diferentes sistemas de arquivos digitais de ensino para armazenamento de imagens médicas, quanto à eficácia do sistema para fins acadêmicos, eficácia do desempenho do sistema, segurança do sistema e recuperação da informação. Métodos: estudo transversal realizado de 2015 a 2017, no qual médicos residentes de quarto ano do Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem montaram o mesmo arquivo de casos, que foi instalado em três diferentes sistemas: MIRC, proposto pela Radiological Society of North America, Google Drive e One PACS. Os sistemas foram testados por residentes do primeiro ao quarto ano que responderam ao questionário estruturado utilizando escala de Likert de 5 pontos. Resultados: como sistema de arquivo de ensino digital, o MIRC foi superior ao Google Drive e ao One PACS em todos os quesitos avaliados. O MIRC foi considerado eficaz para fins acadêmicos por 93,3% dos residentes, seguido do Google Drive (64,2%), ambos tiveram desempenho eficaz para 87,5% e 60,8% dos residentes, respectivamente, e foram considerados sistemas seguros por 93,3% e 71,7%, respectivamente, e 97,5% dos residentes consideram o MIRC capaz de recuperar a informação. Conclusão: O sistema MIRC oferece ferramentas eficientes de arquivos de ensino em um ambiente PACS. Embora o MIRC ainda não tenha sido implementado como uma solução departamental, aprimoramentos futuros na plataforma Google Drive também podem compor a base de um ambiente para ensino de radiologia.
Keywords PACS
Data Base
Dicom
Medical Residence
Eletronic Archive
PACS
Base De Dados
Dicom
Residência Médica
Arquivo Eletrônico
Language Portuguese
Date 2019-06-27
Research area Ciências E Educação
Knowledge area Ciências Radiológicas
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8614645
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59443

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