Narrativas de vida: significados atribuídos aos exercícios físicos no envelhecer.

Narrativas de vida: significados atribuídos aos exercícios físicos no envelhecer.

Author Santos, Alvaro Carlos De Souza Mendes Dos Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Pezzato, Luciane Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ensino em Ciências da Saúde
Abstract Aging is a process that occurs throughout a person's life experience through choices and circumstances. Specifically, physical exercise programs can contribute significantly to the health of the population, both by the social engagement they promote and by the positive stimulus in the physical aspects. The present work aims to listen and know the life history of a group of old women to access the meanings attributed by them to physical exercises in their aging processes as well as to understand the role of the physical education professional in monitoring these practices. Using the narrative as a tool of knowledge and reflection, we seek to access the oral memory of old people, articulating and listening to their history. The subjects of this investigation were old people who attended the academy of the Petrobras Employee Club (CEPE), in the city of Santos-SP. The narrative of each subject was built from the material produced during the fieldwork: an affective presentation of the narrators, articulated to the records in the diaries of the meetings and connected to the theoretical framework. By narrating their life stories, narrators were able to rescue, establish relationships and experiences of the link with physical exercise.

O envelhecimento é um processo que ocorre ao longo de toda a experiência de vida do ser humano, por meio de escolhas e de circunstâncias. De modo específico, programas de exercícios físicos podem contribuir expressivamente na saúde da população, tanto pelo engajamento social que eles promovem, quanto pelo estímulo positivo nos aspectos físicos. O presente trabalho tem como objetivo escutar e conhecer a história de vida de um grupo de velhos/as para acessar os significados atribuídos por eles aos exercícios físicos nos seus processos de envelhecimento, como também compreender o papel do profissional de educação física no acompanhamento dessas práticas. Com o uso da narrativa como ferramenta de conhecimento e reflexão, buscamos acessar a memória oral de velhos/as, articulando e escutando a sua história. Os sujeitos desta investigação foram velhos/as frequentadores/as da academia do Clube de empregados da Petrobras (CEPE), do município de Santos-SP. A narrativa de cada sujeito foi construída a partir do material produzido durante o trabalho de campo: uma apresentação afetiva dos/as narradores/as, articulada aos registros nos diários dos encontros e conectadas ao referencial teórico. Ao narrar suas histórias de vida, os/as narradores/as puderam resgatar, estabelecer relações e experiências do vínculo com o exercício físico.
Keywords Narration
Exercise
Healthyaging
Health.
Narrativa. Exercício Físico. Envelhecimento. Saúde.
Language Portuguese
Date 2019-09-13
Research area Educação Em Saúde Na Comunidade
Knowledge area Ensino Em Ciencias Da Saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 143 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8474813
Access rights Closed access
Type Dissertação de mestrado profissional
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59344

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account