Author |
Fonseca, Ana Beatriz Cruz
![]() ![]() |
Advisor |
Panciera, Sara Del Prete
![]() ![]() |
Institution | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
Abstract | Apesar de poderem contribuir de formas importantes no contexto educativo, no Brasil, o uso de jogos é pouco implementado nas atividades do ensino regular, e nem sempre apropriado pelas professoras. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão narrativa a respeito do uso de jogos na escola para compreender qual tem sido o papel das professoras nestas pesquisas. Foram consultadas as bases Web of Science, LILACS, Scielo, PePSIC e PsycInfo. A estratégia de busca resultou em 1757 artigos. Após a exclusão dos artigos duplicados e observados os critérios de inclusão e exclusão, 13 artigos foram incluídos para a síntese qualitativa. Os resultados são discutidos sob duas vertentes principais, a saber, a participação das professoras nas pesquisas sobre jogos, e a inclusão de tecnologias digitais no contexto educacional. Os achados desta revisão apontam para a necessidade de que pesquisas futuras se dediquem a avançar nas investigações sobre o uso de jogos na escola, incluindo a figura da professora nessa dinâmica, considerando que seu papel de mediação é parte constituinte da relação que crianças e adolescentes estabelecem com o conhecimento e com o outro no contexto educativo. |
Keywords |
Jogos
Escola Professoras |
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage | ISS |
Language | Portuguese |
Date | 2020-10-16 |
Published in | FONSECA, Ana Beatriz Cruz. As professoras nas pesquisas sobre jogos: uma revisão narrativa. 2020. 28f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020. |
Knowledge area | Psicologia |
Publisher | Universidade Federal de São Paulo |
Extent | 28 f. |
Access rights | Closed access |
Type | Trabalho de conclusão de curso de graduação |
URI | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58791 |
Name:
TCC_Ana Beatriz Fonseca (2020).pdf
Size: 491.9Kb Format: PDF Description: Relatório de pesquisa |
Open file |