Alternative title | Accessibility: preparation and application of a framework in educational design projects |
Author |
Carneiro, Lincoln Luis
![]() ![]() |
Advisor |
Malheiro, Cícera Aparecida Lima
![]() ![]() |
Abstract | O presente estudo teve por objetivo desenvolver um framework embasado na perspectiva sociointeracionista e nos aspectos da interação humano-computador em relação a acessibilidade web e fazer a validação de uma disciplina do Curso TEDE. Para o desenvolvimento desse estudo, foi utilizado o método da Design Science Research (DSR) entendido como a ciência que procura consolidar conceitos sobre o projeto e desenvolvimento de soluções para sistemas para melhorar ambientes educacionais existentes e resolver problemas e criar novos artefatos. Os resultados obtidos foram organizados e apresentados em três partes. Realizamos uma análise e descrição da disciplina Design Educacional em Contextos Não Formais, Culturais e Inclusivos que foi escolhida para a aplicação e validação do Framework. Esse recurso se mostrou muito importante também para enfatizar e explicitar as camadas, como nesse caso, as seções do framework de acessibilidade. |
Keywords |
Framework
Acessibilidade Design Educacional |
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage | São Paulo |
Language | Portuguese |
Date | 2020-05-30 |
Published in | CARNEIRO, Lincoln Luis. Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional. 53 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Educacional) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Research area | Educação e Acessibilidade |
Knowledge area | Educação |
Publisher | Universidade Federal de São Paulo |
Extent | 53 f. |
Access rights | Open access ![]() |
Type | Trabalho de conclusão de curso de graduação |
URI | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58781 |
Name:
TCC-Lincoln_15_10_Entrega-final.pdf
Size: 643.7Kb Format: PDF Description: Trabalho de Conclusão de Curso |
Open file |