A Recepção Leitora nas Diversas Linguagens de O Caçador de Pipas: do romance à HQ e ao filme

A Recepção Leitora nas Diversas Linguagens de O Caçador de Pipas: do romance à HQ e ao filme

Alternative title Reader's Reception of The Kite Runner in Different Languages: from novel to comic book to movie
Author Silva, Marinete Tavares Caputo Google Scholar
Advisor Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina Google Scholar
Graduate program Letras
Abstract Esta pesquisa tem como objetivo investigar, por meio da análise dos dados obtidos em questionários, (aplicados em diferentes etapas do processo: Pré-leitura, Hábitos de Leitura e Entendimento do Texto), a recepção leitora das diversas linguagens derivadas do processo de intermidialidade entre o romance O caçador de pipas de Khaled Hosseini (2005), a HQ homônima (Hosseini, 2011) e o filme homônimo com direção de Marc Forster (2008). O público alvo leitor é formado por um grupo de estudantes do Ensino Médio (uma turma de 25 alunos do 2º ano de uma escola da rede pública estadual). Por meio da aplicação de uma Sequência Didática, pretende-se verificar como se dá o entendimento e a interpretação das diversas manifestações linguísticas características de cada mídia em questão. As artes e suas respectivas linguagens são apresentadas e tratadas de diversas maneiras no ambiente escolar e, cada vez mais, a intermidialidade entendida, neste caso, como um “cruzamento de fronteiras entre mídias” (CLÜVER, 2011) vem se consolidando como um dos recursos metodológicos aplicados em sala de aula. Através de novas mídias, busca-se atingir diferentes perfis de estudantes, os quais estão inseridos em um contexto de multiplicidade linguística e semiótica. Dessa maneira, a pesquisa estuda a recepção da leitura e seus efeitos, associando os aspectos da interpretação por meio de linguagem verbal e não verbal - da multimodalidade presente neste processo. Ao observar a diversificação de entendimento e de interpretação que resultaram do encontro do leitor/receptor com o romance, os quadrinhos e o filme, respectivamente, ressalta-se a importância deste processo para o ensino-aprendizagem, assim como a relevância dos efeitos intermidiais para a Educação. A referência teórica tem como base os fundamentos da recepção leitora de Vincent Jouve (2002), questões de midialidade de Lars Elleström (2017), estudos sobre a competência leitora de Maingueneau (2013) e questões de intermidialidade de Clüver (2011).

Through the analysis of data gathered from surveys (done during different stages of Pre-reading, Reading Habits, and Reading comprehension), this research aims to analyze the reader’s reception of the several languages coming from the inter-relation between the novel The Kite Runner, by Khaled Hosseini (2005), and the homonymous comic book (Hosseini, 2011), and movie (directed by Marc Forster, 2008). The reading audience is composed of a group of twenty-five 2nd year public high school students. The implementation of the Teaching Plan aims at understanding the interpretation strategies applied to the several linguistic manifestations associated to each medium. The languages of Art are variously introduced and studied in school today; as a consequence, intermediality, “a cross between different media1 ” (CLÜVER, 2011), has gained methodological importance as a classroom resource. The use of new media may allow to reach students used to a context of linguistic and semiotics multiplicity. This research will study the reception of the reading process and its effects when verbal and nonverbal language are associated, i.e. the multimodality present in this process. By observing the diverse forms of understanding and of interpretation which result from the encounter between reader/receiver and the novel, the comic book, and the movie, it is possible to observe not only the importance of intermediality for teaching and learning, but also the relevance of intermediality in educational isntitutions as a whole. The main theoretical references are Vincent Jouve’s work (2002) on reader’s reception; Lars Elleström’s (2017) on mediality; Maingueneau’s (2013) on reading competency; and Clüver’s (2011) on intermediality.
Keywords Intermidialidade
Recepção Leitora
Ensino Médio
Sequencia Didática
O Caçador de Pipas
Intermediality
Reader’s Reception
High School
Teaching Plan
The Kite Runner
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 2020-01-20
Research area Linguagem em Novos Contextos
Knowledge area Estudos linguísticos
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 203 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58390

Show full item record




File

Name: Marinete Tavares - Dissertação final.pdf
Size: 10.10Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account