Entre a Antiguidade e a Modernidade: a recepção da Antígona de Sófocles no teatro espanhol do período da Ditadura Franquista

Entre a Antiguidade e a Modernidade: a recepção da Antígona de Sófocles no teatro espanhol do período da Ditadura Franquista

Alternative title Between Antiquity and Modernity: The reception of Sophocles' Antigone in the Theater of the Francoist Spain
Author Kikuchi, Nayra Mikie Dias Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Sano, Lucia Autor UNIFESP Google Scholar
Graduate program Letras
Abstract Esta dissertação se propõe a estudar a construção formal e a representação alegórica da guerra civil em duas recepções da Antígona de Sófocles: Antígona adaptación muy libre de la tragédia de Sófocles (1945), de José María Pemán, e La tumba de Antígona (1967), de María Zambrano, a partir dos temas do fratricídio e do sepultamento. A tragédia sofocleana, ambientada num cenário de pós-guerra civil, tem por cerne a desobediência de Antígona ao édito de Creonte, seu tio e rei, que proíbe o enterro dos inimigos de Tebas, entre os quais se incluía o irmão da protagonista, Polinices, bem como as ações dessa heroína trágica ao padecer das consequências de sua rebeldia. Assim, considerando os conceitos propostos pela teoria da recepção e seus desdobramentos no âmbito dos Estudos Clássicos, nos interessa analisar os pontos de contato entre a fonte clássica e suas releituras modernas.

This dissertation intends to study the formal construction and the allegorical representation of the Spanish civil war in two works that can be read as receptions of Sophocles’ Antigone: Antígona adaptación muy libre de la tragedia de Sófocles (1945), by José María Pemán, and La tumba de Antígona (1967), by María Zambrano, through the analysis of the themes of fratricide and burial. At the heart of the Sofoclean tragedy, set in a post-civil war scenario, is both Antigone's disobedience to the edict of Creon, her uncle and king of Thebes, which forbids the burial of the enemies of the city, among which is the protagonist's brother, Polinices, as well as the actions of this tragic heroine when suffering the consequences of her rebellion. Thus, considering the concepts proposed by the reception theory and its development within the scope of Classical Studies, the analysis will be focused on the points of contact between the classical source and its modern readings.
Keywords Tragédia Grega
Sófocles
Antígona
Recepção
José María Pemán
María Zambrano
Greek Tragedy
Sophocles
Antigone
Reception
José María Pemán
María Zambrano
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Language Portuguese
Sponsor Outra
Grant number 18/12480-0
Date 2020-05-27
Research area Questões de Representação: poéticas e suas reapropriações
Knowledge area Estudos literários
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 107 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58362

Show full item record




File

Name: Dissertação versão corrigida - Nayra Kikuchi.pdf
Size: 769.7Kb
Format: PDF
Description: Versão final da dissertação
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account