A influência da presença de cães terapeutas no ambiente escolar

A influência da presença de cães terapeutas no ambiente escolar

Author Santos, Thais Marques Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Redigolo, Carine Savalli Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract A presença de animais de estimação, especialmente o cão, na vida do ser humano pode trazer inúmeros benefícios nos aspectos psicológicos, emocionais e físicos. Os cães passaram a exercer um importante papel na família humana e também como auxiliares em diversas atividades, como por exemplo cães de serviço, cães guia e cães terapeutas. As Terapias Assistidas por Animais vêm sendo cada vez mais aplicadas em diversos contextos terapêuticos para diferentes populações alvo. Uma outra modalidade importante é a Educação Assistida por Animais que, por sua vez, é um recurso ainda novo, que merece ser estudada cientificamente pelo seu potencial de atrair a atenção dos alunos para uma presença incomum na sala de aula, o cão, que pode potencializar o resultado de várias atividades que envolvem o desenvolvimento das crianças, não somente no aspecto pedagógico, mas também no aspecto humano. O presente estudo teve como objetivo mudanças comportamentais e psíquicas em crianças após a participação em um projeto escolar que visa implementar a Educação Assistida por Animais. Os voluntários foram recrutados por meio do Projeto Entre Patas e Letras (https://www.facebook.com/entrepataseletras?fref=ts), que foi desenvolvido pela equipe da empresa Humanimais (http://humanimais.com.br/), como um projeto social que visa o incentivo à leitura e valores para crianças matriculadas em escolas públicas. Por meio de oficinas de leitura acompanhadas pelos cães terapeutas, especialmente preparados para interagir de forma positiva com as crianças, elas puderam desenvolver habilidades de leitura e trabalharam temas ligados à cidadania e valores. A pesquisa, realizada na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) - Dilermando Dias dos Santos na cidade de São Paulo, avaliou por meio de filmagens, a frequência de comportamentos positivos (como por exemplo o sorriso, a iniciativa de interação com os colegas e com os cães) emitidos durante atividades similares com e sem a presença cão. Durante o projeto foi realizado um estudo de caso com um dos estudantes da classe, por meio do Procedimento de Desenho-Estória e entrevista com os pais da criança e com o professor regular da classe. Os resultados sugerem que a presença do cão pode promover a interação entre as crianças e o engajamento na atividade de leitura.
Keywords Crianças
Cães
Comportamentos
Desenho estória
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2016-11-30
Published in SANTOS, Thais Marques. A influência da presença de cães terapeutas no ambiente escolar. 2016. 64 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2016.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 64 f.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/56221

Show full item record




File

Name: TCC THAIS MARQU ... AS NO AMBIENTE ESCOLAR.pdf
Size: 2.523Mb
Format: PDF
Description: TCC
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account