Ensino de habilidades matemáticas para crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista com histórico de dificuldades na aquisição de novos repertórios em ambiente escolar

Ensino de habilidades matemáticas para crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista com histórico de dificuldades na aquisição de novos repertórios em ambiente escolar

Author Noronha, José Eduardo Gama Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Silva, Regina Cláudia Barbosa da Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Pesquisas para o ensino de habilidades acadêmicas para sujeitos com autismo ainda são escassas, devido à complexidade do fenômeno e dificuldades na realização de intervenções. Faz-se necessário que novas metodologias de ensino sejam formuladas e testadas para que se garanta a aprendizagem e progressão destes no ambiente escolar. Com o paradigma de equivalência de estímulos tornouse possível a aprendizagem de comportamentos complexos em um período de tempo mais curto e de forma eficiente. O objetivo deste estudo foi o de desenvolver e avaliar um protocolo de ensino informatizado baseado no paradigma de equivalência de estímulos para ensinar habilidades de adição a sujeitos com espectro autista com histórico de dificuldade de aquisição de novos repertórios em ambiente escolar. Foi utilizado um programa computacional com procedimentos estruturados com apresentação de estímulos visuais e auditivos em tarefas de discriminação condicional. Foram testadas as relações numéricas e de adição e então desenvolvido, aplicado e avaliado um protocolo de ensino de habilidades matemáticas de adição. Os participantes aprenderam a realizar operações de adição com resultado até nove e dois participantes apresentaram generalização, resolvendo operações de adição não diretamente ensinadas. O presente trabalho atingiu seus objetivos e fornece dados positivos para intervenções com indivíduos autistas.

Research for teaching academic skills to autistic individuals are still scarce, due to the complexity of the phenomenon and difficulties in carrying out interventions. It is necessary, then, that new teaching methodologies are formulated and tested to ensure that learning and progression of these at school. With the stimulus equivalence paradigm it became possible to learn complex behaviors in a shorter period of time and efficiently, however interventions aiming at teaching math skills to autistic individuals are scarce. This project aimed at developing and evaluating a computerized teaching protocol based on stimulus equivalence paradigm to teach autistic individuals with a history of difficulties in acquisition of new repertoires in school environment. Computerized education has proved to be an effective tool for teaching and learning for children with autism. A computer program with procedures structured with presentation of visual and auditory stimuli in conditional discrimination tasks was used. The number and addition relations were tested so we could develop, implement and evaluate a teaching protocol for addition skills. The participants learned to solve addition operations, with two participants generalizing this skill to non-direct taught addition operations. It is concluded that this work succeeded in reaching its goals and provides positive data on intervention with autistic individuals
Keywords Autismo
Análise do comportamento
Habilidades matemáticas
Equivalência de estímulos
Dificuldades de aprendizagem
Autism
Behavioral analysis
Mathematical skills
Stimulus equivalence
Learning difficulties
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2016-11-29
Published in NORONHA, José Eduardo Gama. Ensino de habilidades matemáticas para crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista com histórico de dificuldades na aquisição de novos repertórios em ambiente escolar. 2016. 67 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2016.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 67 f.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/56200

Show full item record




File

Name: TCC-José Eduardo Noronha.pdf
Size: 1.846Mb
Format: PDF
Description: TCC
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account