Ensino de habilidades matemáticas para crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista em início de fase escolar

Ensino de habilidades matemáticas para crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista em início de fase escolar

Author Zanella, Bruna Machado de Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Rossit, Rosana Aparecida Salvador Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Pesquisas para o ensino de habilidades acadêmicas para sujeitos com autismo ainda são escassas, devido à complexidade do fenômeno e dificuldades na realização de intervenções. Tendo em vista a necessidade de integrar sujeitos com desenvolvimento atípico na sociedade e no ensino regular, faz-se necessário que novas metodologias de ensino sejam formuladas e testadas para que se garanta a aprendizagem e progressão destes no ambiente escolar. A Análise do Comportamento preconiza um ensino individualizado e adaptado a realidade e capacidades dos sujeitos, mostrando-se uma perspectiva potente. No paradigma de equivalência de estímulos tornou-se possível a aprendizagem de comportamentos complexos em um período de tempo mais curto e de forma eficiente, entretanto intervenções com intuito de ensinar habilidades matemáticas para sujeitos com autismo, ainda são escassas. O objetivo deste estudo foi o de desenvolver e avaliar um protocolo de ensino informatizado baseado no paradigma de equivalência de estímulos para ensinar habilidades de adição a sujeitos com espectro autista em início de fase escolar. O ensino informatizado tem se mostrado uma ferramenta efetiva para o ensino e a aprendizagem de crianças com autismo. Foi utilizado um programa computacional com procedimentos estruturados com apresentação de estímulos visuais e auditivos em tarefas de discriminação condicional. Foram testadas as relações numéricas e de adição e então desenvolvido, aplicado e avaliado um protocolo de ensino de habilidades matemáticas de adição. Conclui-se que o presente trabalho atingiu seus objetivos e fornece dados positivos para intervenções com crianças autistas.

Research for teaching academic skills to autistic individuals are still scarce, due to the complexity of the phenomenon and difficulties in carrying out interventions. Given the need to integrate individuals with atypical development in society and in mainstream education, it is necessary that new teaching methodologies are formulated and tested to ensure that learning and progression of these at school. Behavior analysis calls for an individualized teaching adapted to reality and the capabilities of the subjects, being a powerful perspective. With the stimulus equivalence paradigm it became possible to learn complex behaviors in a shorter period of time and efficiently, however interventions aiming at teaching math skills to autistic individuals are scarce. This project aimed to develop and evaluate a computerized teaching protocol based on stimulus equivalence paradigm to teach addition habilities to autistic individuals in early stages of school. Computerized education has proved to be an effective tool for teaching and learning for children with autism. A computer program with procedures structured with presentation of visual and auditory stimuli in conditional discrimination tasks was be used. Number and addition relations were tested so we could develop, implement and evaluate a teaching protocol for addition skills. It is concluded that this work succeeded in reaching its goals and provides positive data on intervention with autistic children
Keywords Autismo
Análise do comportamento
Habilidades matemáticas
Equivalência de estímulos
Início de educação escolar
Autism
Behavioral analysis
Mathematical skills
Stimulus equivalence
Early school education
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2016-12-07
Published in ZANELLA, Bruna Machado de Oliveira. Ensino de habilidades matemáticas para crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista em início de fase escolar. 2016. 69 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2016.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 69 f.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/55935

Show full item record




File

Name: TCC-Bruna Zanella.pdf
Size: 1.884Mb
Format: PDF
Description: TCC
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account