Elaboração de uma sequência didática com foco no tema drogas visando o ensino médio: uma abordagem CTS

Elaboração de uma sequência didática com foco no tema drogas visando o ensino médio: uma abordagem CTS

Author Mitami, Fabio Riuiti Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Simone Alves de Assis Autor UNIFESP Google Scholar
Graduate program Ensino de Ciências e Matemática
Abstract É possível perceber diversas pesquisas, tanto no Brasil quanto em outros países, que trabalham com CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), mostrando as vantagens de se trabalhar com essa orientação, sendo uma delas proporcionar o desenvolvimento de um cidadão que tenha decisões com responsabilidade social relativa a ciência e à tecnologia. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa que tem por objetivo elaborar um material didático, no caso uma sequência didática CTS com o tema drogas, para professores do ensino médio. Selecionou-se o tema “drogas”, pois ele possibilita trabalhar questões controversas, em consequência é possível trazer discussões acerca de conceitos científicos, além de trazer pontos reflexivos desse tema para sua vida. É de grande importância salientar que os conceitos científicos são sempre subordinados ao tema, ou seja, o propósito de CTS é trazer a ciência para as perspectivas pessoais provenientes dos seus ambientes sociais, tecnológicos conduzindo ao desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico e a tomada de decisões. O apoio metodológico utilizado são pesquisas referentes a área CTS, fundamentando a seleção do tema e na proposição da sequência didática. Como resultado desta pesquisa temos a elaboração da sequência didática, além de sua aplicação parcial, que pode apoiar outras pesquisas relativas a encaminhamentos dessa área.

It is possible to perceive several researches, both in Brazil and in other countries, that work with STS (Science-Technology-Society), showing the advantages of working with this orientation, one of them being the development of a citizen who has responsible decisions. relating to science and technology. From this, a research was developed that aims to elaborate a didactic material, in this case a STS didactic sequence with the theme drugs, for high school teachers. The theme “drugs” was selected because it allows working on controversial issues, as a result it is possible to bring discussions about scientific concepts, as well as bring reflective points of this theme to your life. It is of great importance to point out that scientific concepts are always subordinate to the theme, that is, the purpose of STS is to bring science to the personal perspectives coming from their social, technological environments leading to the development of critical thinking skills and decision making. The methodological support used is research related to the STS area, supporting the selection of the theme and the proposition of the didactic sequence. As a result of this research we have the elaboration of the didactic sequence, besides its partial application, which can support other research related to referrals in this area.
Keywords CTS
Drogas
Química
Ensino médio
Ensino de ciências
STS
Drugs
Chemistry
High school
Science teaching
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Diadema
Language Portuguese
Sponsor Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Date 2019
Research area Transversalidade no Ensino de Ciências e Matemática
Knowledge area Ensino
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 92 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54639

Show full item record




File

Name: Dissertação - Fabio Riuiti Mitami.pdf
Size: 2.239Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account