Física forense na educação básica: uma proposta baseada na alfabetização científica

Física forense na educação básica: uma proposta baseada na alfabetização científica

Author Souza, Éder Júnior de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Testoni, Leonardo André Autor UNIFESP Google Scholar
Graduate program Ensino de Ciências e Matemática
Abstract As páginas que se seguem contêm um estudo de caso qualitativo realizado com alunos do último ano do ensino fundamental de um colégio particular da cidade de São Paulo. A pesquisa desenvolvida buscou investigar o potencial das ciências forenses enquanto estratégia didática, tendo em vista o interesse do público jovem por séries e filmes, que retratam o trabalho de policiais e cientistas forenses. Dado esse potencial, o trabalho em apreciação enfoca a utilização de elementos de física forense para o ensino de física, mais precisamente para o ensino de conceitos de mecânica newtoniana. Com essa perspectiva, apresenta-se, neste trabalho, uma proposta de utilização de física forense para o ensino do princípio da conservação da quantidade de movimento e leis do movimento e analisa-se os resultados obtidos a partir da implementação da proposta. Fundamentada em princípios construtivistas de ensino e tendo em vista que a física forense possui o potencial de engajar os participantes em propostas investigativas, pensamos a atividade de forma a inserir os alunos em um ambiente de discussões e de resolução de problemas, buscando identificar alguma evolução argumentativa por parte dos alunos, bem como indícios do desenvolvimento do processo de alfabetização científica em sala de aula. Os dados coletados a partir de questionários e gravações das aulas evidenciam resultados favoráveis quanto à aprendizagem dos conceitos científicos mencionados anteriormente e sugerem ainda que a aproximação entre as ciências forenses e a sala de aula pode ser benéfica ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos, auxiliando no desenvolvimento da capacidade argumentativa e colaborando com o desenvolvimento do processo de alfabetização científica dos discentes.

The following pages contain a qualitative case study carried out with seniors of elementary school from a private school in the city of São Paulo. The research developed sought to investigate the potential of the forensic sciences as a didactic strategy, taking into account the interest of young audiences by series and films, which portray the work of police and forensic scientists. Given this potential, this work focuses on the use of elements of forensic physics for the teaching of physics, more precisely for the teaching of concepts of Newtonian mechanics. With this perspective, we present, in this work, a proposal for the use of forensic physics to teach the principle of the conservation of movement quantity and laws of motion and analyze the results obtained from the implementation of the proposal. Based on constructivist principles of teaching and considering that forensic physics has the potential to engage the participants in research proposals, we think the activity in order to insert students in an environment of discussions and problem solving, seeking to identify some argumentative evolution as well as evidence of the development of the process of scientific literacy in the classroom. The data collected from questionnaires and class recordings show favorable results regarding the learning of the scientific concepts mentioned above and also suggest that the approximation between the forensic sciences and the classroom can be beneficial to the teaching and learning process of the students, helping in the development of the argumentative capacity and collaborating with the development of the process of scientific literacy of the students.
Keywords Ensino de ciências
Ensino investigativo
Física forense
Argumentação e literacia científica
Science teaching
Investigative teaching
Forensic physics
Argumentation and scientific literacy
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Diadema
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 2019
Research area Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática
Knowledge area Ensino
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 112 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54624

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Name: Dissertação - Éder Júnior de Souza.pdf
Size: 1.191Mb
Format: PDF
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