Efetividade Da Intervenção Educativa Para Redução Da Ansiedade E Do Estresse De Pacientes Que Aguardam O Cateterismo Cardíaco: Ensaio Clínico Randomizado

Efetividade Da Intervenção Educativa Para Redução Da Ansiedade E Do Estresse De Pacientes Que Aguardam O Cateterismo Cardíaco: Ensaio Clínico Randomizado

Author Murakami, Luisa Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Lopes, Juliana De Lima Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Enfermagem
Abstract Objectives: To Assess The Effectiveness Of An Educational Intervention, Guided By Informative Booklet, On The Anxiety And Stress Levels Of Patients Awaiting Cardiac Catheterization (Cate) And Assess The Relationship Of Sociodemographic And Clinical Variables With Anxiety And Stress. Method: This Randomized, Controlled And Blind Clinical Trial Was Conducted In A Cardiac Hospital Located In São Paulo, Brazil. The Patients Waiting For A Cate Were Allocated For The Intervention (Ig) Or Control Group (Cg) In A Parallel And Random Manner. The Ig Received Specific Written Information Regarding Cate Provided In A Previously Validated Booklet, While The Cg Received Only Routine Information Regularly Provided In The Unit. Anxiety And Stress Were Assessed, Before And After The Interventions, Using The State-Trait Anxiety Inventory And Perceived Stress Scale, Respectively, And By Checking Physiological Effects On Vital Parameters. The Independent Variables Assessed Were: Age, Sex, Race, Marital Status, Education, Cardiov

Objetivos: Avaliar A Efetividade De Uma Intervenção Educativa, Guiada Pelo Manual Informativo, Nos Níveis De Ansiedade E Estresse De Pacientes Que Aguardam O Cateterismo Cardíaco (Cate) E Avaliar A Relação Das Variáveis Sociodemográficas E Clínicas Com A Ansiedade E O Estresse. Método: Trata-Se De Um Ensaio Clínico Randomizado, Controlado E Cego, Realizado Em Um Hospital De Cardiologia De São Paulo, Brasil. Os Pacientes Que Aguardavam O Cate Foram Alocados Para O Grupo Intervenção (Gi) Ou Grupo Controle (Gc) De Forma Paralela E Aleatória. No Gi, Os Participantes Receberam Informações Escritas Por Meio De Um Manual Informativo Sobre O Cate, Previamente Validado. No Gc, Os Participantes Receberam Informações Rotineiras Da Unidade. A Ansiedade E O Estresse Foram Avaliados, Antes E Após As Intervenções, Por Meio Do Inventário De Ansiedade-Estado E Escala De Estresse Percebido, Respectivamente E Seus Efeitos Fisiológicos Nos Parâmetros Vitais. As Variáveis Antecedentes Analisadas Foram: Idade, Sexo, Raça Ou Cor De
Keywords Cardiac Catheterization
Anxiety
Stress, Psychological
Randomized Controlled Clinical Trial
Nursing
Cateterismo Cardíaco
Ansiedade
Estresse Psicológico
Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Enfermagem
Language Portuguese
Date 2018-05-24
Research area Cuidado Clínico De Enfermagem E Saúde (Ccdes)
Knowledge area Ciências Da Saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 134 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6326031
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52952

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