A Imagem Fotográfica Como Poética Crítica Em Um Período De Estado De Exceção: São Paulo, Início Do Século Xxi

A Imagem Fotográfica Como Poética Crítica Em Um Período De Estado De Exceção: São Paulo, Início Do Século Xxi

Author Santos, Renata Cordeiro Dos Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Araujo, Virginia Gil Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program História Da Arte
Abstract This Study Handles The Photographic Image As A Critical Poetic In A State Of Exception Period. The Approach Refers Specifically To The Surroundings Of The Luz Region, A Territory Located In The Centre Of The City Of São Paulo That Encompasses A Reminiscence Of The Civic-Military Brazilian Dictatorship: The Building Of The Former Deops (Political And Social Order Department) " Which Now Bears Two Different Museums, The Estação Pinacoteca And The Memorial Da Resistência. The Procedures Of This Research Aim To Impart Fernando Piola"S Projeto Praça Vermelha (2005-2014) And Tuca Vieira"S Photographic Series Cracolândia (2012) As Artworks Bound To A Poetic Capable Of Breaking The Silence And Facing The Open Wounds Of The Urban Setting. Observed As Agents Of A Perception And Discussion Of The Contemporary City, The Photographies Arouse Surprise In The Viewer And Display Possibilities Of A More Anthropologic Art Historicism, Concerned With The Alterity. This Work Proposes The Comprehension Of These Photographies As I

Este Estudo Trata A Imagem Fotográfica Como Uma Poética Crítica Em Um Período De Estado De Exceção. De Modo Específico, A Abordagem Se Refere Ao Entorno De Um Território Do Centro Da Cidade De São Paulo, A Região Da Luz, Onde Está Localizado O Prédio Do Antigo Deops (Departamento De Ordem Política E Social) Dos Anos De Ditadura Civil-Militar No Brasil " Atualmente Abriga A Estação Pinacoteca E O Memorial Da Resistência, Duas Instituições Museológicas. O Traçado Desta Pesquisa Revela Os Trabalhos Projeto Praça Vermelha (2005-2014) De Fernando Piola E A Série Fotográfica Cracolândia (2012)De Tuca Vieira Como Atrelados A Uma Poética De Romper Os Silêncios E De Lidar Com As Feridas Abertas Do Espaço Urbano. Assim, São Como Agentes De Percepção E Discussão Da Cidade Contemporânea, Asimagens Fogem De Uma Apresentação Usual Desse Território, Causam Estranhamento E Abrem Possibilidades Para A Escrita De Uma História Da Arte Mais Antropológica, Preocupada Com A Alteridade. Busca-Se Compreendê-Las Como Pertencentes A U
Keywords Photographic Image
Poetic
Urban Landscape
Fernando Piola
Tuca Vieira
Imagem Fotográfica
Poéticas
Paisagem Urbana
Fernando Piola
Tuca Vieira
Language Portuguese
Date 2018-03-19
Research area Instituições, Discursos E Alteridade
Knowledge area Lingüística, Letras E Artes
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6356722
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52655

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Name: 2018-0597.pdf
Size: 5.905Mb
Format: PDF
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