Da química à bioquímica: conceitos e pré-requisitos para uma melhor aprendizagem

Da química à bioquímica: conceitos e pré-requisitos para uma melhor aprendizagem

Alternative title From Chemistry to Biochemistry: Concepts and Prerequisites for Better Learning
Author Visciano, Henrique Gomes Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Gerab, Irani Ferreira da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Biochemistry is a discipline offered in undergraduate health courses whose learning depends on previous knowledge in the field of chemistry, which should be learned during basic education. The objective of this study was to analyze the previous knowledge of chemistry that a graduate of the health area must present to favor the learning of biochemistry from the perspective of teachers. A qualitative descriptive research was carried out through semi-structured interviews with 06 biochemistry teachers for undergraduate health courses at a university with a solid tradition in the training of professionals in this area. To analyze the data was used content analysis of the thematic type. Teachers consider that students are not prepared to learn biochemistry, although with difference according to the course. They reported difficulties regarding the lack of previous knowledge about math and chemistry topics, such as oxreduction and thermochemistry topics, areas indicated as the greatest deficiencies of students. Another obstacle factor was the immaturity of the students. As strategies to alleviate the difficulties are used classes of revision and resumption of the topic when necessary. A script for directed study was developed as a product of this research.

A Bioquímica é uma disciplina oferecida nos cursos de graduação em saúde cuja aprendizagem depende de conhecimentos prévios na área da química, que deveriam ser aprendidos durante a educação básica. O objetivo deste estudo foi analisar os conhecimentos prévios de química que um graduando da área da saúde deve apresentar para favorecer a aprendizagem de bioquímica na perspectiva de docentes. Foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com 06 professores de bioquímica para cursos de graduação em saúde de uma universidade com sólida tradição na formação de profissionais desta área. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo do tipo temática. Os docentes consideram que os estudantes não estão preparados para aprender bioquímica, embora com diferença de acordo com o curso. Relataram dificuldades com relação a carência de conhecimento prévio sobre a tópicos de matemática e de química, como tópicos de oxirredução e termoquímica, áreas indicadas como as maiores deficiências dos alunos. Outro fator dificultador apontado foi a imaturidade dos alunos. Como estratégias para amenizar as dificuldades são utilizadas aulas de revisão e retomada do tópico quando necessário. Um roteiro para estudo dirigido foi elaborado como produto desta pesquisa.
Keywords Biochemistry
Higher education
High school
Chemistry
Learning
Bioquímica
Ensino Superior
Ensino Médio
Química
Aprendizagem
Language Português
Date 2018
Published in VISCIANO, Henrique Gomes. Da química à bioquímica: conceitos e pré-requisitos para uma melhor aprendizagem. 2018. XX f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Brasil
UNIFESP
São Paulo
Ensino em Ciências da Saúde
Extent 63f.
Origin http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_232_henrique_gomes.pdf
Access rights Aberto
Type Dissertação de Mestrado
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51823

Show full item record




File

Name: tese_232_henrique_gomes.pdf
Size: 770.1Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account