Estudo da utilização do short message service na educação a distância: experiência do curso de especialização em saúde da família UNA-SUS/Unifesp

Estudo da utilização do short message service na educação a distância: experiência do curso de especialização em saúde da família UNA-SUS/Unifesp

Alternative title Study of the use of the short message service in distance education: experience of the family health specialization course UNA-SUS / UNIFESP
Author Portugal, Mariana Corrêa Nonato Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Tarcia, Rita Maria Lino Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Objective: This study aims to analyze students' perceptions regarding the use of short messages in the health specialization course of the UNA-SUS / UNIFESP family offered in the distance modality. Materials and methods: This is an exploratory research in which the following instruments were used: a) semi-structured questionnaire to collect information about the participant's profile; and b) semi-open questionnaire for data collection about perceptions of students regarding the experience of using text messages. In addition to these instruments, the secondary information extracted from the Moodle virtual learning environment was used for the students' participation in the course activities during the sending of the text messages. Results Analysis: The results were analyzed based on the qualitative and quantitative approaches. Results: In the conclusion, it was identified that the use of short messages is configured as a resource to support and guide students in distance learning activities.

Objetivo:Este estudo tem a finalidade de analisar as percepções dos estudantes em relação ao uso de mensagens curtas no curso de especialização em saúde da família UNA-SUS/UNIFESP oferecido na modalidade a distância. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual foram utilizados os seguintes instrumentos: a) questionário semi-estruturado para a coleta de informações sobre o perfil do participante e, b) questionário com questões semi abertas para coleta de dados acerca da percepção dos estudantes em relação à experiência do uso das mensagens de texto. Além desses instrumentos, foram utilizadas as informações secundárias retiradas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle no que tange à participação dos estudantes nas atividades do curso durante o envio das mensagens de texto. Análise dos Resultados: Os resultados foram analisados com base nas abordagens qualitativa e e quantitativa. Resultados: Na conclusão identificou-se que o uso de mensagens curtas se configura como um recurso de apoio e de orientação aos estudantes nas atividades de cursos a distância.
Keywords Cell phone
text message
higher education
health
students
Telefone celular
mensagem de texto
educação superior
saúde
estudantes
Language Português
Date 2018
Published in PORTUGAL, Mariana Corrêa Nonato. Estudo da utilização do short message service na educação a distância: experiência do curso de especialização em saúde da família UNA-SUS/Unifesp. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Brasil
UNIFESP
São Paulo
Ensino em Ciências da Saúde
Extent 115f.
Origin http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_236_mariana_portugal.pdf
Access rights Aberto
Type Dissertação de Mestrado
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51821

Show full item record




File

Name: tese_236_mariana_portugal.pdf
Size: 2.780Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account