Intervenção do profissional de educação física na área da saúde: possibilidades e limites de atuação.

Intervenção do profissional de educação física na área da saúde: possibilidades e limites de atuação.

Author Rocha, Caroline Ferreira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Caranti, Danielle Arisa Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract O presente estudo aborda a intervenção do profissional de Educação Física na área da saúde, refletindo e elucidando aspectos como perfil, formação e metodologia de atuação e intervenção em diferentes cenários interdisciplinares que perpassem no binômio saúdedoença. Os objetivos propostos foram: conhecer e identificar modelos de intervenção do Profissional de Educação Física na área da saúde (perfil, inserção e práticas corporais), sugerindo possibilidades e limites de atuação. A coleta de dados ocorreu através de análise documental e abordagem eletrônica dos voluntários, onde foram selecionados 12 voluntários - todos profissionais de Educação Física inseridos em cenários da área da saúde – os quais responderam um questionário misto a fim de compreender/ analisar e explicitar o perfil, a atuação, a inserção, a formação e metodologia utilizada na área da saúde. Os resultados descritos no presente estudo transversal foram analisados qualitativamente e quantitativamente. Deste modo, foram abordadas e reveladas diversas possibilidades de atuação deste profissional na área da saúde, apontando novas tendências de formação em saúde nas universidades e inúmeros benefícios através de práticas corporais embasadas em conceitos favoráveis ao desenvolvimento das práticas interdisciplinares e profissão. Em conclusão, o presente estudo possibilitou conhecer e identificar modelos de intervenção do Profissional de Educação Física na área da saúde (perfil, inserção e práticas corporais), sugerindo uma inserção atuante dentre as diversas possibilidades discutidas e relatadas. Neste sentido, a partir deste referencial, as possibilidades de atuação estão concentradas nas práticas de promoção, prevenção, controle e reabilitação em saúde do profissional de Educação Física na área da saúde, inseridos em instituições públicas e particulares, intervindo em diversificadas populações, além de atuar na formação em Educação Física e saúde dos mesmos profissionais. Assim, os limites de atuação se potencializam quando o profissional não possui uma formação interdisciplinar que direcione e seja mediadora das práticas corporais no processo saúde-doença, reforçando a necessidade de novos debates e reflexões que embasem a atuação do profissional de Educação Física na área da saúde.

The present study addresses the professional intervention of Physical Education in health, reflecting and clarifying aspects such as profile, academic training and methods of work and interdisciplinary intervention in different scenarios that pervade regarding health and disease. The proposed aims were to find and identify intervention models in the Professional Physical Education for health (profile of insertion and bodily practices), suggesting possibilities and limits of this condition, in this way the data collection occurred by means of document analysis and electronic approach, where 12 volunteers were enrolled -all Physical Education professionals inserted in healthcare settings -which mixed a questionnaire in order to understand / analyze and explain the profile, the performance, integration, academic training and methodology used in healthcare. The results described in this cross-sectional study were analyzed qualitatively and quantitatively. Thus, we address and reveal the diversity of possibilities for action in this professional field of health, new trends in health training in universities and numerous benefits through bodily practices grounded in concepts favorable to the development of interdisciplinary practices and profession. In conclusion, this study made it possible to know and identifyintervention models of the Professional Physical Education for health (profile of insertion and bodily practices), suggesting an active integration among the various possibilities discussed and reported. In this sense, from this reference, the limits of the work emphasized is when the professional does not have a direct and interdisciplinary training to be a mediator of corporal practices regarding health and disease, underscoring the need for further discussions and reflections on which to base the academic training between the professional of Physical Education
Keywords Profissional de Educação Física
Saúde
Intervenção
Práticas Corporais
Professional Physical Education
Health
Intervention
Body Practices
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2011-12-05
Published in ROCHA, Caroline Ferreira. Intervenção do profissional de educação física na área da saúde: possibilidades e limites de atuação. 2011. 77 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 77 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51814

Show full item record




File

Name: CAROLINE ROCHA.pdf
Size: 1.156Mb
Format: PDF
Description: TCC completo
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account