Fundamentos em gestão e informática em saúde

Fundamentos em gestão e informática em saúde

Author Antonio, Valerio Netto Google Scholar
Claudia, Galindo Novoa Google Scholar
Description Este ebook foi confeccionado como parte da avaliação da disciplina de fundamentos do programa de pós-graduação em gestão e informática em saúde.
Abstract Este ebook tem a finalidade de apresentar textos envolvendo temas da área de gestão e informática em saúde. Nesta versão existem oito capítulos. No primeiro capítulo apresentamos os conceitos de saúde digital, sua abrangência e significado. São apresentados os conceitos a partir das diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), a forma como o termo foi adotado no Brasil pelo Ministério da Saúde, e apresenta os pilares da estratégia da saúde digital no Brasil. No segundo capítulo abordamos os conceitos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em saúde. Atualmente, no mundo globalizado, temas como TIC e Saúde estão cada vez mais presentes na sociedade atual, compreendendo uma intersecção entre suas áreas. A saúde compreendida como tema vital ao homem e a TIC como suporte à realização de ações operacionais, gerenciais ou de apoio à decisão no enquadramento da saúde. No terceiro capítulo abordamos os propósitos da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para os serviços e sistemas de saúde, mostrando sua aplicação nos diferentes contextos e apresentando particularidades no impacto potencial sobre a saúde nacional. No quarto capítulo são apresentadas as definições e os aspectos normativos sobre telessaúde estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). No quinto capítulo apresentamos algumas definições sobre telemedicina, sua história, modalidades e projetos implementados. Também são apresentados os principais limitadores que freiam a sua ampla difusão, assim como aspectos que estimulam e que tornam propenso o uso de tais tecnologias. No sexto capítulo descrevemos algumas iniciativas internacionais de prestação de serviços remotos de atenção e assistência farmacêutica, prática conhecida como telefarmácia. O objetivo é mostrar exemplos de experiências fora do Brasil, tanto em ambiente comunitário (atenção primária à saúde) como em ambiente hospitalar. No sétimo capítulo abordamos o tema Medicina Baseada em Evidências (MBE) que é utilizada para se identificar as melhores estratégias disponíveis por meio de provas científicas existentes para a aplicação de seus resultados na prática clínica. É composta pelo paciente, a experiência clínica e a melhor evidência científica, sendo estes, os seus pilares. No oitavo e último capítulo apresentamos um breve panorama sobre o processo de transformação de dados na saúde para a geração da informação para o apoio à decisão e para a produção do conhecimento utilizando Aprendizado de Máquina (AM). Trata-se de um campo da inteligência artificial que apresenta oportunidades para a aplicação de algoritmos na resolução de problemas e promoção do conhecimento.
Keywords informática em saúde
gestão em saúde
informática médica
telessaúde
telemedicina
tecnologia em saúde
saúde pública
tecnologia médica
1.03.04.04-5 Teleinformática
1.03.03.04-9 Sistemas de Informação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage São Paulo
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 2019
Published in Novoa, C.G.; Valerio Netto, A. Fundamentos em gestão e informática em saúde, ebook, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, p.77, 2019.
Publisher Departamento de Informática em Saúde - UNIFESP
Extent 77 p.
Origin https://www.unifesp.br/reitoria/gestaoeinformatica/
Access rights Open access Open Access
Type Book
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51788

Show full item record




File

Name: ebook_fundamentos_gestaoeinformatica_saude.pdf
Size: 9.853Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account