A Pesquisa Crítica De Colaboração Na Formação De Profissionais Da Psicologia: Ressignificação Da Prática Institucional E Clínica Com Deficientes Intelectuais A Partir Da Obra Fundamentos Da Defectologia, De Vygotsky

A Pesquisa Crítica De Colaboração Na Formação De Profissionais Da Psicologia: Ressignificação Da Prática Institucional E Clínica Com Deficientes Intelectuais A Partir Da Obra Fundamentos Da Defectologia, De Vygotsky

Author Souza, Janaina Peripolli Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Fidalgo, Sueli Salles Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Educação E Saúde Na Infância E Adolescência
Abstract This work seeks to critically analyze some psychological actions implemented in an institution for long permanence (nursing home) for the intellectually disabled. By using the Critical Collaborative Research (PCCOL) (Magalhães, 2006, 2011), the research aimed to look into the possibility of re-signification or transformation of the senses and meanings of a team of psychologists that work in the institution about the notion of disability. The theoretical framework is based on the Social-Cultural Historical Psychology, especially on Fundaments of Defectology (Vygotsky [1924 – 1943]/ 1997) mainly on concepts such as compensation, development, notion of subject, mediation, zone of proximal development, among others. Data production consisted mainly of audio recordings of the meetings with the group of participants about their practice in the institution under the light of the aforementioned framework. These recordings were transcribed, and the analysis and discussion of the data were carried out by looking at excerpts of transcriptions that answered the following research questions: By means of the reading and discussion of Vygotsky’s work, is it possible to notice the production of new senses and meanings in the practice and in the discourse of psychologist who have been work in a long–term institution for the intellectually disabled. In the excerpts produced, it was possible to see transformations in meanings regarding the abovementioned concepts brought by Vygotsky. As proposed the critical collaborative research, one can conclude that the locus of education, the sharing of ideas, the challenging of ideas, the critical position in the face of reality have resulted in the transformation of the practice of those professionals participating in the research.

Este trabalho propõe uma crítica à atuação das práticas psicológicas em uma instituição de longa permanência para pessoas com deficiência intelectual. Por meio da aplicação da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCOL) (MAGALHÃES, 2003), o objetivo da pesquisa consiste em investigar em que medida profissionais da psicologia, atuando em uma instituição de longa permanência para deficientes intelectuais, podem, por meio da PCCOL e do estudo da obra Fundamentos da Defectologia (Vygotsky, [1924-1934] 1997), transformar suas práticas e ressignificar os conceitos relativos a sua profissão. A fundamentação teórica se baseia na psicologia sócio-histórica, principalmente a obra Fundamentos da Defectologia, de Vygotsky ([1924-1934] 1997), e na Pesquisa Crítica de Colaboração. A produção dos dados consistiu, principalmente, em gravações de áudio das reuniões com o grupo de pesquisa, as quais foram transcritas, sendo que a análise e discussão dos dados se realizaram em recortes das transcrições que respondem à seguinte pergunta de pesquisa: é possível observar na prática e no discurso dos psicólogos, que atuam em uma instituição de longa permanência para deficientes intelectuais, a produção de novos significados a respeito da deficiência intelectual por meio da leitura e discussão dos textos de Vygotsky? Nos excertos coletados, foi possível observar as transformações nas concepções a respeito de vários conceitos trazidos por Vygotsky, tais como: psicologia, compensação, visão de sujeito, aprendizagem, entre outros. Conforme fora proposto com a pesquisa crítica de colaboração, pode-se concluir que o espaço de formação, o compartilhamento de ideias, o questionamento e o posicionamento crítico diante da realidade resultaram na transformação da prática desses profissionais.
Keywords Critical Research Of Collaboration
Institution Of Long Permanence
Intellectually Disabled
Social-Cultural Historical Psychology
Deficiência Intelectual
Instituição De Longa Permanência
Pesquisa Crítica De Colaboração
Psicologia Sócio-Histórica
Language Portuguese
Date 2017-12-15
Research area A Integridade Física, Emocional E Intelectual Da Criança E Do Adolescente
Knowledge area Educação E Saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 127p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5500639
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50836

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