Ensino Sobre A Segurança Do Paciente Na Formação Profissional Em Saúde: Perspectiva Docente

Ensino Sobre A Segurança Do Paciente Na Formação Profissional Em Saúde: Perspectiva Docente

Author Vilanova, Gabriele Carlomagno Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Rossit, Rosana Aparecida Salvador Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Interdisciplinar Em Ciências Da Saúde
Abstract The goal of this research was to analyse the teaching of patient safety in professional health training from the perspective of professors. This study had a descriptive-analytical exploratory strategy design with a qualitative and quantitative approach. The Federal University of São Paulo - Campus Baixada Santista has a pioneering initiative and is the only structured and consolidated Brazilian experience of professional health training, from the perspective of interprofessional education, teamwork and guided by the comprehensiveness principle. The first phase of the research consisted of the analysis of the pedagogical projects (PP) and for this were used concepts and specifics terms to identify in the curriculum of the Physical Education, Physiotherapy, Nutrition, Psychology, Social Work and Occupational Therapy, the existence of related contents about patient safety. Trough a Likert scale instrument and in-depth interviews the research evaluate the professors' perspective on teaching and learning content related to patient safety in the training scenarios. The pedagogical projects indicate growing concerns regarding teamwork, collaborative practices, improved communication between professionals and the patient, family members and companions. Also, the participating teachers felt interested and curious about the subject of patient safety. This research can contribute to professors' reflection and guide ways to how to introduce patient safety in the educational dimension. There are real possibilities in how to improve abilities, skills and attitudes to be developed in the college. This work can also assist in the decision making on the restructuring of educational actions and future pedagogical projects of UNIFESP, as well in the development of new investigations on the subject, even in others universities. It is imperative the existence of coherence between the training, the expected needs of professional performance and the demands of society in the area of health education.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente propõe a inclusão do tema ‘segurança do paciente’ nos currículos dos cursos de formação em saúde. Nessa perspectiva, as instituições educacionais têm um importante papel a cumprir na formação profissional, se comprometendo em preparar e disponibilizar para a sociedade, profissionais que atendam às necessidades da população nos diversos níveis de atenção, nos diferentes cenários de assistência, ao longo dos processos sócio vitais e que possam contribuir de forma significativa na qualidade dos serviços para promover segurança e satisfação àqueles que necessitam de cuidados em saúde. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar o ensino sobre a segurança do paciente na formação profissional em saúde. A pesquisa teve um delineamento com estratégia exploratória de caráter descritivo-analítico, do tipo corte transversal, com uma abordagem mista. O local escolhido foi a Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista por ter uma iniciativa pioneira na perspectiva da educação interprofissional e do trabalho em equipe na formação profissional em saúde. O trabalho consistiu em três fases. Na primeira fase da pesquisa, foram analisados 12 Projetos Pedagógicos para identificar nos cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, a existência de conteúdos relacionados à segurança do paciente. Para a segunda fase, foi construída uma escala atitudinal com 17 assertivas elaboradas a partir de documentos oficiais do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde com a finalidade de captar a percepção dos profissionais quanto ao ensino sobre a segurança do paciente onde 39 docentes participaram como respondentes. Para a terceira fase, foram realizadas entrevistas de aprofundamento com 11 docentes. Os Projetos Pedagógicos analisados indicaram planejamento formal em relação ao trabalho em equipe, práticas colaborativas, melhoria na comunicação entre os profissionais e o paciente, familiares e acompanhantes. Na perspectiva docente, após análise das respostas da escala atitudinal, ficou evidente que os docentes reconhecem a relevância do tema ao mesmo tempo que desconhecem sobre a temática e identificam lacunas no ensino da segurança do paciente. Por ser um tema atual, os docentes participantes demonstraram interesse e curiosidade sobre o tema da segurança do paciente. Na terceira etapa, as entrevistas complementaram os achados da segunda etapa e foram elencadas sugestões de como melhorar o ensino sobre o tema da segurança do paciente nos cenários de ensino-aprendizagem. Este trabalho pode auxiliar na tomada de decisões sobre a reestruturação das ações educativas e dos futuros Projetos Pedagógicos da UNIFESP e no desdobramento para novas investigações sobre o tema inclusive em outras universidades.
Keywords Patient Safety
Faculty
Interprofessional Relations
Síndrome De Ovário Policistico
Qualidade De Oócito
Language Portuguese
Date 2017-06-26
Research area Ciências Humanas, Sociais E Saúde
Knowledge area Promoção, Prevenção E Reabilitação Em Saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 87p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5286241
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50295

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