A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica

A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica

Author Ferreira, Nayla Cristina Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Silva, Carla Cilene Baptista da Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract A terapia ocupacional é uma profissão que abrange os campos da saúde, social e da educação. Apesar de pouco conhecida, a área da terapia ocupacional na educação vem crescendo cada dia mais e visa a inclusão escolar de crianças com deficiência, seja ela física, intelectual, visual ou auditiva. O presente trabalho teve como objetivo principal o levantamento bibliográfico de artigos com as temáticas de terapia ocupacional, deficiência visual e educação inclusiva em 3 sítios eletrônicos: portal CAPES, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da USP. Foram encontrados 3 artigos que possuíam os 3 temas: terapia ocupacional – deficiência visual – educação especial/educação inclusiva ou inclusão escolar. Apesar dos resultados terem sido limitados, a análise dos artigos selecionados indica despreparo de profissionais da área da educação em promover a inclusão escolar de crianças com deficiência visual, além da escassez de estrutura física e de recursos. Notou-se a necessidade de mais estudos na área da terapia ocupacional com pessoas deficientes visuais na esfera da educação inclusiva

The occupational therapy profession combines the health, social and educational domains. Although being little known, occupational therapy within the educational domain is an expanding field. It strives for the inclusion of children with disabilities, which can include physical, intellectual, hearing or visual impairments. This study aimed to perform a bibliographic research of scientific papers with topics that include occupational therapy, visual impairment and inclusive education from three particular websites: CAPES (Coordination of Improvement of Higher Education Personnel), the Brazilian Journal of Occupational Therapy from the Federal University of São Carlos and the Journal of Occupational Therapy from University of São Paulo. Three papers were selected for including all three following subjects: occupational therapy – visual impairment – special education/inclusive education or school inclusion. Despite limited results, this bibliographic research suggests deficiencies of infrastructure, resources and professional knowledge in the educational domain when promoting the inclusion of children with visual impairments. This study has also observed a demand for more research in the area of occupational therapy interventions for visually impaired individuals within the inclusive education domain
Keywords Terapia Ocupacional
Deficiência Visual
Educação Inclusiva
Educação Especial
Inclusão Escolar
Occupational Therapy
Visual Impairment
Inclusive Education
Special Education
School Inclusion
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Santos
Language Portuguese
Date 2018-12-10
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 31 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49814

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Name: TCC 2018 Nayla.pdf
Size: 716.4Kb
Format: PDF
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