Comparação do desempenho de pré-escolares, mediante teste de desenvolvimento de Denver, antes e após intervenção nutricional

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dc.contributor.author Fisberg, Mauro [UNIFESP]
dc.contributor.author Pedromônico, Márcia Regina Marcondes [UNIFESP]
dc.contributor.author Braga, Josefina Aparecida Pellegrini [UNIFESP]
dc.contributor.author Ferreira, A.m.a.
dc.contributor.author Pini, C.
dc.contributor.author Campos, S.c.c.
dc.contributor.author Lemes, S.o.
dc.contributor.author Silva, S.
dc.contributor.author Silva, Rebeca de Souza e [UNIFESP]
dc.contributor.author Andrade, T.m.
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:24:36Z
dc.date.available 2015-06-14T13:24:36Z
dc.date.issued 1997-06-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42301997000200004
dc.identifier.citation Revista da Associação Médica Brasileira. Associação Médica Brasileira, v. 43, n. 2, p. 99-104, 1997.
dc.identifier.issn 0104-4230
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/491
dc.description.abstract Psychomotor and development analysis must be emphasized when studying institutionalized children. Many previous investigations have been showing deleterious effects of day care centers over developmental performance in children. OBJECTIVE. This study is aimed at comparing the performance in the Development Screening Test (Denver) in children attending day care centers, before and after nutritional intervention with an energetic supplement enriched with iron. METHOD. 130 children from 2 to 6 years old, attending three municipal day care centers, were evaluated by means of the application of the Denver test, by trained psychologists, comparing the collected data according to sex and age group, before and after six months intervention with iron enriched protein energetic supplement. RESULTS. Most of the children had normal performance, both in first application (70.80%), and in the second one (80.80%). When comparing these results, 76.92% of the children had not altered their performance and 18.46% improved it substantially. As to sex, no significant differences were found and as to age group, there was significant improvement among children aged 4 to 6 years of age. CONCLUSIONS. Besides the nutritional aspects, factors such as learning readiness, family organization, and psychopedagogic orientation to the day care centers, must have fostered development, even if the low socioeconomic level of the studied population is considered. en
dc.description.abstract A análise de performance psicomotora de crianças institucionalizadas é de fundamental importância no planejamento de atividades educativas. Estudos anteriores têm mostrado prejuízos desta função em crianças de creches. OBJETIVO. Comparar o desempenho no teste de triagem de Denver em crianças de 2 a 6 anos de idade, de creches conveniadas com a Prefeitura de São Paulo, antes e após seis meses de intervenção nutricional com suplemento alimentar enriquecido com ferro. MÉTODO. Foram analisadas 130 crianças de 2 a 6 anos de idade, em três creches municipais de São Paulo, aplicando-se o teste de Denver, por psicólogas treinadas, comparando-se os resultados de acordo com o sexo, faixa etária e estado nutricional, antes e após período de suplementação alimentar. RESULTADOS. A maior parte das crianças teve desempenho normal, tanto na primeira aplicação (70,80%), como na segunda (80,80%), sem modificação do estado nutricional. Na comparação dos resultados, 76,92% não modificaram o desempenho e 18,46% melhoraram significativamente. Em relação ao sexo, não foram encontradas diferenças significantes, enquanto que, para a faixa etária, houve melhora significante entre as crianças de 4 a 6 anos. CONCLUSÕES. Além do aspecto nutricional, fatores como prontidão para aprendizagem, organização familiar e orientação psicopedagógica das creches devem estar favorecendo o desenvolvimento, mesmo considerando-se o baixo nível socioeconômico da população estudada. pt
dc.format.extent 99-104
dc.language.iso por
dc.publisher Associação Médica Brasileira
dc.relation.ispartof Revista da Associação Médica Brasileira
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Development en
dc.subject Denver test en
dc.subject Day care centers en
dc.subject Food supplement en
dc.subject Desenvolvimento pt
dc.subject Teste de Denver pt
dc.subject Creche pt
dc.subject Suplemento alimentar pt
dc.title Comparação do desempenho de pré-escolares, mediante teste de desenvolvimento de Denver, antes e após intervenção nutricional pt
dc.title.alternative Comparison of preschool children´s performance through Denver developmental test, before and after nutritional supplement en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.institution Prefeitura de São Paulo Secretaria de Bem Estar Social e da Família
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Disciplinas de Nutrição e Metabolismo
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Departamento de Pediatria
dc.description.affiliation Prefeitura de São Paulo Secretaria de Bem Estar Social e da Família
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, EPM, Disciplinas de Nutrição e Metabolismo
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, EPM, Depto. de Pediatria
dc.identifier.file S0104-42301997000200004.pdf
dc.identifier.scielo S0104-42301997000200004
dc.identifier.doi 10.1590/S0104-42301997000200004
dc.description.source SciELO



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