Qual o valor da fase de equilíbrio nas indicações de tomografia de abdome e pelve?

Qual o valor da fase de equilíbrio nas indicações de tomografia de abdome e pelve?

Author Salvadori, Priscila Silveira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Caldana, Rogerio Pedreschi Caldana Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Tecnologias e Atenção à Saúde
Abstract Objetivo: Avaliar o impacto da supressão da fase de equilíbrio nos exames de tomografia computadorizada (TC) de abdome. Materiais e Métodos: Trabalho aprovado pelo CEP da Instituição. Realizou-se um estudo retrospectivo, transversal e observacional, avaliando 219 exames consecutivos de TC de abdome com contraste endovenoso, realizados num período de três meses, com diversas indicações clínicas. Para cada exame foram emitidos dois pareceres, um avaliando o exame sem a fase de equilíbrio (primeira análise) e o outro avaliando todas as fases em conjunto (segunda análise). Ao final de cada avaliação, foi estabelecido se houve mudança nos diagnósticos principais e secundários, entre a primeira e a segunda análise. Foi utilizada a extensão do teste exato de Fisher para avaliar a modificação dos diagnósticos principais (p < 0,05 como significante). Resultados: Entre os 219 casos avaliados, a supressão da fase de equilíbrio provocou alteração no diagnóstico principal em apenas um exame (0,46%; p>0,999). Com relação aos diagnósticos secundários, cinco exames (2,3%) foram modificados. Conclusão: Para indicações clínicas como estadiamento tumoral, abdome agudo e pesquisa de coleção abdominal, a fase de equilíbrio não acrescenta contribuição diagnóstica expressiva, podendo ser suprimida dos protocolos de exame.
Keywords tomografia por raio x
radiação ionizante
estadiamento de neoplasias
abdome agudo
Language Portuguese
Date 2013-02-21
Published in SALVADORI, Priscila Silveira. Qual o valor da fase de equilíbrio nas indicações de tomografia de abdome e pelve?. 2013. 26 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 26 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=957839
Access rights Closed access
Type Dissertação de mestrado profissional
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48972

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account