Quando a fase sem contraste endovenoso é desnecessária nos exames de tomografia computadorizada do abdome?

Quando a fase sem contraste endovenoso é desnecessária nos exames de tomografia computadorizada do abdome?

Author Costa, Danilo Manuel Cerqueira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Shigueoka, David Carlos Shigueoka Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Tecnologias e Atenção à Saúde
Abstract Objetivo: Avaliar a necessidade da fase sem contraste nos exames de tomografia computadorizada (TC) de abdome. Materiais e Métodos: Trabalho aprovado pelo CEP da Instituição. Foi realizado um estudo retrospectivo, transversal e observacional, no qual foram avaliados 244 exames consecutivos de TC de abdome realizados sem e com a injeção do meio de contraste (MDC). Procurou-se estabelecer, através da análise das fases com o uso do MDC (primeira análise), e posteriormente com o acréscimo da avaliação da fase sem MDC (segunda análise), o diagnóstico principal e os secundários em função da indicação clínica do exame (estadiamento tumoral, abdome agudo, pesquisa de coleção abdominal e hepatocarcinoma). Foram medidas as mudanças nos diagnósticos principais e secundários, decorrentes do acréscimo da fase sem MC. Resultados: Dos 244 casos avaliados, apenas um (0,4%; p>0,999; N.S.) teve o seu diagnóstico modificado após a leitura da fase sem MDC. Com relação aos diagnósticos secundários, 35 exames (14%) foram modificados após a segunda análise, sendo: nefrolitíase (10%), esteatose (3%), nódulo de adrenal (0,7 %) e colelitíase (0,3%). Conclusão: Para as indicações clínicas de estadiamento tumoral, abdome agudo, pesquisa de coleção abdominal e hepatocarcinoma, a supressão da fase sem MDC não apresentou impacto diagnóstico expressivo.
Keywords tomografia
radiação ionizante
abdome
meio de contraste
Language Portuguese
Date 2013-02-21
Published in COSTA, Danilo Manuel Cerqueira. Quando a fase sem contraste endovenoso é desnecessária nos exames de tomografia computadorizada do abdome?. 2013. 26 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 26 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=937481
Access rights Closed access
Type Dissertação de mestrado profissional
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48969

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account