Efetividade da órtese de joelho em idosos com osteoartrite de joelho: ensaio clínico randomizado e controlado

Efetividade da órtese de joelho em idosos com osteoartrite de joelho: ensaio clínico randomizado e controlado

Author Brumini, Christine Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Martinez, Anamaria Jones Martinez Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia
Abstract Introdução: A osteoartrite (OA) tem uma alta prevalência nos idosos, sendo o joelho a articulação mais comum acometida nessa população. Órteses de joelho são usadas frequentemente para prevenção de problemas comuns durante as atividades. O objetivo destes dispositivos é diminuir a dor e melhorar a funcionalidade. Os estudos na literatura testam a efetividade das órteses de joelhos ajustáveis para valgo ou varo. No entanto, as órteses de joelho mais utilizadas em nosso contexto clínico e de menor custo não tem sido descritas em estudos de qualidade na literatura. Existem poucos trabalhos sobre este assunto sendo eles metodologicamente inadequados. Não há trabalhos de intervenções sobre comparação da efetividade das órteses com hastes (sem ajustes de angulação) com as órteses sem hastes. Objetivo: Avaliar a efetividade da órtese de joelho na melhora da dor, função e qualidade de vida em idosos com OA de joelho. Métodos: Foram incluídos idosos com diagnóstico de OA de joelho, ambos os gêneros, com dor entre 3 e 7 centímetros (cm) em uma escala numérica de dor de 10 cm. Duzentos e vinte e dois pacientes foram contactados, 120 preencheram os critérios de inclusão e foram randomizados para os grupos: com hastes, sem hastes ou grupo controle. Os grupos sem e com hastes receberam a órtese e foram orientados a utilizá-la diariamente durante a realização das suas atividades diárias durante três meses. As avaliações de dor (END), função (WOMAC e Lequesne para joelho), qualidade de vida (SF-36), e os testes de desempenho (teste de caminhada de 6?, TUGT e S/L) foram realizados no início do estudo e após 45 e 90 dias por um avaliador cego. Resultados: Quarenta pacientes foram alocados para cada grupo. Na avaliação inicial os grupos foram homogêneos para todos os parâmetros, exceto para gênero onde o grupo controle tinha mais mulheres e o domínio dor do SF-36 em que a dor era maior no grupo controle do que nos outros grupos. A análise entre os grupos, usando o ANOVA de medidas repetidas para a dor (NPS), não mostrou diferença estatisticamente significante entre os grupos ao longo do tempo (p=0,210), porém a análise intragrupo mostrou melhora da dor em todos os grupos (p<0,001). Encontramos diferença estatisticamente significante entre os grupos ao longo do tempo nos domínios do questionário WOMAC (global (p<0,001), dor (p<0,001) e função (p<0,001)); nos domínios capacidade funcional (p=0,046) e estado geral de saúde (p=0,044) do questionário SF-36 e no teste da caminhada de 6 minutos (p=0,010), onde o grupo com hastes apresentou melhores resultados. Conclusão: A órtese de joelho com hastes foi efetiva na melhora da função, alguns aspectos da qualidade de vida e na caminhada em idosos com OA de joelho.
Keywords osteoartrite do joelho
órteses
ensaio clínico controlado aleatório
idoso
Language Portuguese
Date 2015-05-03
Published in BRUMINI, Christine. Efetividade da órtese de joelho em idosos com osteoartrite de joelho: ensaio clínico randomizado e controlado. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 81 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2069972
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48768

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account