Reeducação postural global na lombalgia crônica mecânico postural: um ensaio clínico controlado e randomizado

Reeducação postural global na lombalgia crônica mecânico postural: um ensaio clínico controlado e randomizado

Author Almeida, Priscila Maria Mendonca de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Natour, Jamil Natour Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia
Abstract Delineamento do estudo: Ensaio clínico controlado e randomizado, com avaliador cego e com intenção de tratar. Objetivos: Avaliar a efetividade da técnica da Reeducação Postural Global (RPG) na dor, função, qualidade de vida e sintomas depressivos em pacientes com lombalgia crônica mecânico-postural (CLBP). Introdução: Vários estudos comprovam a efetividade dos exercícios na melhora da dor e função em pacientes com lombalgia crônica. Porém, ainda não há um ensaio clínico controlado e randomizado que avalie a efetividade da RPG na CLBP. Métodos: Sessenta e um pacientes com CLBP foram randomizados para o grupo RPG ou controle. No grupo RPG foram aplicadas sessões de RPG, com duração de 60 minutos cada, com frequência de 1 vez por semana, durante 12 semanas. O grupo controle permaneceu em fila de espera, sem intervenção física, mantendo o tratamento clínico. Foram avaliados dor, capacidade funcional, qualidade de vida e sintomas depressivos através da escala visual analógica para dor (VAS), questionário de Roland Morris (RMQ), questionário de qualidade de vida (Medical Outcome Study Short Form 36 Healthy Survey-SF36), e Inventário de Beck. As avaliações foram realizadas por avaliador-cego no baseline (T0), 3 meses (T3) e 6 meses (T6) após a avaliação inicial. Resultados: O grupo RPG apresentou melhora significante (p<0,05) no VAS, RMQ e nos domínios dor, aspectos emocionais, limitação por aspectos físicos, vitalidade e saúde mental logo após a intervenção (T1) mantendo a melhora no T2. Conclusão: Conclui-se que a RPG é efetiva na melhora da dor, função, nos aspectos emocionais, limitação por aspectos físicos, saúde mental e vitalidade, não alterando os sintomas depressivos, em pacientes com CLBP.
Keywords lombalgia crônica
reeducação postural global
reabilitação
coluna
exercícios
Language Portuguese
Date 2013-02-21
Published in ALMEIDA, Priscila Maria Mendonca de. Reeducação postural global na lombalgia crônica mecânico postural: um ensaio clínico controlado e randomizado. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 84 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=94875
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48668

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account