Otimização do conhecimento sobre as pandemias de influenza e períodos interpandêmicos: um desafio sempre atual

Otimização do conhecimento sobre as pandemias de influenza e períodos interpandêmicos: um desafio sempre atual

Author Gaeta, Priscila Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Toniolo Neto, Joao Toniolo Neto Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Tecnologias e Atenção à Saúde
Abstract A Influenza continua sendo uma das últimas patologias de caráter epidêmico da qual, atualmente, apesar de toda evolução tecnológica e científica, não se tem o controle adequado a ponto de evitar a ocorrência de novas pandemias. As pandemias por Influenza causam grande mortalidade e chamam a atenção para o problema. Nota-se porém, expressiva morbimortalidade pela doença também nos períodos interpandêmicos, principalmente entre certos grupos populacionais, como os idosos. Apesar disso, a Influenza não recebe a devida importância e nota-se pouca preocupação com o assunto por parte das autoridades políticas, mídia, profissionais de saúde e população durante o período interpandêmico. A manutenção do tônus de alerta com relação à doença entre a população e entre os profissionais de saúde é parte fundamental do manejo da Influenza nesse período, e também em eventuais futuras pandemias. Esta dissertação apresentará um relato histórico das pandemias causadas pelo vírus Influenza no século XX, com destaque para a de 2009 e para a cobertura vacinal nessa fase e nos períodos interpandêmicos. As experiências adquiridas durante a pandemia podem melhorar o manejo da Influenza também no período interpandêmico. Para que isso ocorra, uma das propostas desta dissertação é a elaboração de um instrumento educativo com a colaboração e integração das sociedades médicas envolvidas com o tema, o Guia de vacinação contra a Influenza. Esse instrumento deverá consolidar o conhecimento e padronizar as práticas em vacinação contra a doença. Outra importante ferramenta para o controle da Influenza no período interpandêmico é a utilização ética da mídia como veículo de divulgação do conhecimento sobre a doença.
Keywords influenza
pandemia
vacinação
Language Portuguese
Date 2013-08-28
Published in GAETA, Priscila. Otimização do conhecimento sobre as pandemias de influenza e períodos interpandêmicos: um desafio sempre atual. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 156 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=900005
Access rights Closed access
Type Dissertação de mestrado profissional
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48617

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account