Efeito da suplementação com vitamina d3 no tecido adiposo de idosas ativas

Efeito da suplementação com vitamina d3 no tecido adiposo de idosas ativas

Author Moreira, Patricia Ferreira do Prado Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Cendoroglo, Maysa Seabra Cendoroglo Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Nutrição
Abstract Introdução: O diagnóstico e o tratamento da hipovitaminose D em idosos têm grande importância, porque baixos níveis séricos de vitamina D podem afetar o sistema muscular-esquelético e cárdio-vascular. Além disso, a hipovitaminose D pode estar envolvida em muitas doenças e condições patológicas como diabetes tipo 2, câncer, obesidade e declínio cognitivo. A adiposidade tem sido estudada como fator de risco para hipovitaminose D na população geral. No idoso este fator de risco pode ser bastante frequente, considerando que no envelhecimento ocorrem mudanças na composição corporal, que favorecem ao acúmulo de gordura na região abdominal. No entanto, até o momento, não está claro se a distribuição da gordura corporal é mais importante do que a gordura total como um alvo para investigar e tratar a hipovitaminose D. Objetivos: 1. Investigar prospectivamente a influência da distribuição da gordura corporal nos níveis séricos de 25(OH)D durante a suplementação com colecalciferol em idosas. 2. Avaliar o impacto do tratamento com colecalciferol na composição corporal de idosas ativas com sobrepeso e obesidade.
Keywords idoso
vitamina d
adiposidade
hipovitaminose d
obesidade abdominal
Language Portuguese
Date 2015-05-31
Published in MOREIRA, Patricia Ferreira do Prado. Efeito da suplementação com vitamina d3 no tecido adiposo de idosas ativas. 2015. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Nutrição
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2839791
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48593

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account