Efeito do exercício aeróbico na fase de recuperação da lesão renal aguda induzida por gentamicina em ratos

Efeito do exercício aeróbico na fase de recuperação da lesão renal aguda induzida por gentamicina em ratos

Author Oliveira, Clemerson dos Santos Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Higa, Elisa Mieko Suemitsu Higa Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina Translacional
Abstract Introdução: A gentamicina (G) é um antibiótico muito utilizado para tratar infecções causadas por bactérias Gram-negativas, porém seu efeito colateral principal é a necrose tubular aguda e geração de espécies reativas de oxigênio (ROS). A atividade física regular é uma forma não farmacológica para prevenir muitas doenças, como a hipertensão e/ou diabetes. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do exercício aeróbico na fase de recuperação da lesão renal aguda (LRA) induzida pela G em ratos. Métodos: Ratos Wistar machos com 12 semanas de idade foram distribuídos em 4 grupos (n = 6): A10+R30 e G10+R30 receberam água (veículo) ou G (100 mg/kg/dia, ip), respectivamente, durante 10 dias e ambos os grupos permaneceram 30 dias em repouso; A10+EX30 e G10+EX30 receberam água ou G, respectivamente, durante 10 dias e ambos treinaram por 30 dias. O treinamento físico foi realizado em esteira, a 16m/min, 60 min/dia, 5 dias/semana durante 4 semanas. Os ratos foram colocados em gaiolas metabólicas para avaliação individual dos dados metabólicos (diurese, ingestão alimentar e hídrica e massa corporal), análise da função renal (creatinina, ureia, proteinúria), óxido nítrico (NO) e TBARS, em 2 períodos: depois de 10 dias com água ou G e após 30 dias de repouso ou exercício. Os rins foram coletados para dosagem de NO, TBARS, superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT), glutationa total (GSH) e análise histológica. Resultados: No 10º dia de G, a função renal estava prejudicada, mas foi restaurada após 30 dias de descanso ou exercício sem diferença estatística entre esses grupos. Nos grupos G10+EX30 vs. G10+R30, a síntese de NO estava aumentada no plasma e urina e reduzida no tecido renal; os níveis de TBARS estavam reduzidos no plasma, urina e tecido renal, enquanto que os antioxidantes CAT e GSH estavam aumentados (p<0,05); entre esses dois grupos não houve diferença estatística na análise histológica. Conclusão: O exercício aeróbico restaurou o NO, reduziu as ROS e aumentou a defesa antioxidante, sem prejudicar a recuperação da LRA induzida por G nos animais, sugerindo que o treinamento poderia ser utilizado como uma ferramenta coadjuvante, benéfica no tratamento da nefrotoxicidade, protegendo o rim frente a novas lesões.
Keywords exercício
gentamicina
lesão renal aguda
óxido nítrico e estresse oxidativo
Language Portuguese
Date 2015-02-26
Published in OLIVEIRA, Clemerson dos Santos. Efeito do exercício aeróbico na fase de recuperação da lesão renal aguda induzida por gentamicina em ratos. 2015. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2375219
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48477

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account