Reprodutibilidade de questionário 'ankylosing spondylitis: what do you know' para língua portuguesa

Reprodutibilidade de questionário 'ankylosing spondylitis: what do you know' para língua portuguesa

Author Orlandi, Aline Cristina Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Natour, Jamil Natour Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia
Abstract Introdução: A espondilite anquilosante (EA) gera inflamação e dor em enteses, articulações periféricas e coluna vertebral. A educação na EA pode ajudar a reduzir a incapacidade nos pacientes. Com ela, o paciente é capaz de controlar a dor, fadiga e função física no dia-a-dia. Uma forma de avaliar a eficácia de um programa de educação é através da avaliação do conhecimento do paciente. Lubrano et al criou um questionário de conhecimento sobre a EA, o ?Ankylosing Spondylitis: What do you know??. Como não há na literatura qualquer instrumento que avalie o conhecimento da EA na língua portuguesa, foi escolhido para produzirmos a versão brasileira. Objetivo: Traduzir, realizar a adaptação cultural e testar a reprodutibilidade do questionário Ankylosing Spondylitis: What do you know? para a língua portuguesa, e relacionar os achados com dor, qualidade de vida, mobilidade, função e atividade da doença. Métodos: Tradução para a língua portuguesa: A versão inicial foi traduzida para o português, por dois tradutores independentes. Foram analisadas por uma equipe multidisciplinar, que construíram uma única versão em português (V1). Back Translation: V1 foi encaminhada a outros dois tradutores, que realizaram a tradução para a língua inglesa, para verificação da equivalência entre estas versões e o questionário original. Equivalência cultural: V1 foi aplicada em 30 pacientes com EA. Os itens não compreendidos por 20% dos entrevistados seriam analisados, modificados e reaplicados em outros 30 pacientes. Reprodutibilidade: A versão final foi aplicada em outros 30 pacientes. Foram realizadas três avaliações: Duas num único dia (interobservador) e após 7 a 14 dias (intraobservador). Foram coletados os dados demográficos e aplicados outros questionários (Função ? BASFI e HAQS, mobilidade ? BASMI, atividade da doença ? BASDAI e qualidade de vida: SF-36 e ASQOOL). Resultados: Não houve a necessidade de modificar qualquer questão. Na avaliação interobservador, o coeficiente de correlação de Pearson e o alpha de Cronbach foram de 0,831 e 0,895. Na avaliação intraobservador o coeficiente de correlação intraclasse, e o alpha de Cronbach foram de 0,79 e 0,883. Nesta etapa foram obtidos p<0,05 nas correlações do escore com etnia, escolaridade e idade, nas áreas A (Conhecimento geral, etiologia, sintomas e exame de sangue) e D (Proteção articular e conservação de energia) do questionário, p<0,05 entre os escores da segunda e terceira avaliação com áreas A e B com ?aspectos sociais? do SF-36, entre os escores da primeira, segunda avaliação e área D com ?aspectos emocionais? do SF-36. Conclusão: Foi criada a versão brasileira do questionárioo ?Ankylosing Spondylitis: What do you know??, que é reprodutível e se correlaciona com escolaridade, etnia, e os domínios ?aspectos sociais? e ?aspectos emocionais? do SF-36.
Keywords espondilartrite
espondilite anquilosante
conhecimento
tradução
educação
Language Portuguese
Date 2015-09-30
Published in ORLANDI, Aline Cristina. Reprodutibilidade de questionário 'ankylosing spondylitis: what do you know' para língua portuguesa. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 74 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2575919
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48443

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account