Avaliação do aproveitamento de resíduos orgânicos gerados em usinas hidrelétricas na produção de adubos orgânicos

Avaliação do aproveitamento de resíduos orgânicos gerados em usinas hidrelétricas na produção de adubos orgânicos

Author Martins, Deise Soares Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Moraes, Jose Ermirio Ferreira de Moraes Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade
Abstract As Usinas Hidrelétricas (UHE) podem ser constituídas por barragens de terra cujos taludes, em geral, são recobertos por vegetação gramínea que os protegem de deslizamentos de terra. Esta vegetação, no entanto, deve ser constantemente podada para permitir a observação da estrutura da barragem, evitar incêndios e auxiliar no controle da fauna no local. Esta atividade gera uma quantidade excessiva de biomassa que requer uma destinação final adequada. Diante deste desafio, a proposta do presente trabalho consistiu em buscar uma solução sustentável para a destinação do resíduo de poda, além de outros resíduos orgânicos, produzidos na UHE Paraibuna (São Paulo/Brasil), aplicando-se a técnica de compostagem para produção de adubo orgânico. A partir do inventário da biomassa gerada, verificou-se que a UHE Paraibuna gera, anualmente, aproximadamente 11 toneladas de resíduo de poda (77% do volume total) e 14 toneladas de outros resíduos orgânicos (carcaças de animais, cascas de frutas e ovos, sementes, esterco, aguapé). Para viabilizar o uso desses resíduos orgânicos nos experimentos de compostagem, foi projetada uma unidade piloto contendo 10 células, cada uma com 2,0 m3. Utilizou-se para os ensaios de compostagem a proporção volumétrica de 30 partes de poda de grama seca (como fonte de carbono) para uma parte de outros materiais orgânicos (fonte de nitrogênio). Os ensaios foram realizados, inicialmente, de forma exploratória com duração de 120 dias, utilizando poda de grama, aguapé, esterco e semente. Em seguida, esses ensaios foram repetidos (ensaios sistemáticos), no entanto, com duração de 90 dias, utilizando os mesmos materiais e também cascas de frutas e ovos, e carcaças de animais (peixes e aves). Durante todos os ensaios foram realizados o controle e monitoramento da temperatura e umidade dos compostos por meio de revolvimentos e adição de água. Os materiais obtidos no final do período de compostagem foram analisados física e quimicamente. Verificou- se, de forma geral, que todos os ensaios de compostagem atingiram a maturidade em 90 dias, com exceção daqueles produzidos com carcaças de animais, que apresentaram um pH ácido nesse período. Todos os compostos apresentaram parâmetros físico-químicos dentro ou próximo dos teores estabelecidos pela legislação para comercialização de fertilizantes obtidos por processos de compostagem indicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As maiores concentrações de nutrientes como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) foram encontradas nos compostos preparados com cascas e esterco. Constatou-se, portanto, a viabilidade em aplicar o processo de compostagem para a remedição de resíduos orgânicos gerados em usinas hidrelétricas.
Keywords compostagem
resíduos orgânicos
usinas hidrelétricas
produção de biomassa
sustentabilidade
Language Portuguese
Date 2014-11-07
Published in MARTINS, Deise Soares. Avaliação do aproveitamento de resíduos orgânicos gerados em usinas hidrelétricas na produção de adubos orgânicos. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, 2014.
Research area Química
Knowledge area Ciências exatas e da terra
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 116 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2103253
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48290

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account