A administração de cocaína aumenta a expressão da timet oligopeptidase no estriado de ratos

A administração de cocaína aumenta a expressão da timet oligopeptidase no estriado de ratos

Author Dalio, Fernanda Montiel Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Oliveira, Vitor Marcelo Silveira Bueno Brandao de Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ciências Biológicas (Biologia Molecular)
Abstract Diversas evidências indicam que a timet oligopeptidase ( EC 3.4.24.15 ; TOP) é uma metalopeptidase zinco dependente implicada no processamento de peptídeos bioativos, incluindo GnRH (hormonio liberador de gonadotrofina ),  - neoendorphina,  - neoendorphina, dynorphin1 -8 e bradicinina. Os níveis mais elevados de TOP são encontrados no tecido neuroendócrino e testículo. No presente estudo, nós avaliamos o efeito da administração aguda de cocaína em atividade específica da TOP, proteína e níveis de mRNA em áreas do cérebro prosencefálicas relacionadas com o circuito de recompensa ; ( estriado ventral, hipocampo e córtex frontal ) em ratos machos. Não houve diferenças significativas na atividade específica da TOP no hipocampo e no córtex frontal dos animais tratados com cocaína em comparação ao grupo controle. No entanto, um aumento significativo da atividade foi observada no estriado ventral de ratos tratados com cocaína. O aumento ocorreu em ambos, atividade específica da TOP e quantidade relativa do mRNA determinado por RT-PCR. Embora não significativo, o nível de proteína medida por transferência de western revelou o mesmo padrão. Além disso, estudos imuno histoquimicos substanciam os níveis aumentados de TOP no corpo estriado de animais tratados com cocaína justificando o aumento no número de células TOP- positivas, especialmente no núcleo acúmbens. Como TOP pode ser implicada no processamento de muitos neuropeptídeos, inclusive, estudos anteriores demonstraram que a cocaína também altera a expressão gênica de proencefalina e prodinorfina no núcleo accumbens, os achados sugerem que as principais mudanças no cérebro podem desempenhar um papel importante no balanço do nível de neuropeptídeos correlacionados com os efeitos da cocaína.
Keywords cocaína
oligopeptidase
timet
Language Portuguese
Date 2013-11-27
Published in DALIO, Fernanda Montiel. A administração de cocaína aumenta a expressão da timet oligopeptidase no estriado de ratos. 2013. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Bioquímica
Knowledge area Ciências biológicas
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=127316
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48278

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account