Impacto da disjunção maxilar ortopédica nas dimensões faciais

Impacto da disjunção maxilar ortopédica nas dimensões faciais

Author Cavagnini, Fabiana de Souza Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Cruz, Oswaldo Laercio Mendonca Cruz Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Otorrinolaringologia)
Abstract Objetivo: O objetivo desse presente trabalho foi avaliar as mudanças lineares ocorridas na altura e largura facial após o procedimento de DMO em crianças respiradoras bucais. Material e método: Foram selecionados 30 pacientes para o procedimento de DMO portadores de atresia maxilar comprovada clinicamente, no Ambulatório do Centro do Respirador Bucal, da Disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo, com idade média de 10,2 anos, variação entre 8 a 12 anos (43,3%) e desvio-padrão de 1,7 anos para gênero feminino, e, média de 9,8 anos (56,7%), variação entre 7 e12 anos e desvio-padrão de 1,8 anos para gênero masculino. Antes e após 03 meses finalizada a DMO, os pacientes foram submetidos ao exame de Tomografia Computadorizada da face (TC) para obtenção das medidas de altura e largura facial por meio do programa de imagens Implantviewer. Resultados: Houve um aumento significativo nas medidas de altura e largura facial. As médias das alturas faciais pré e pós procedimento foram 119,92 mm e 122,54 mm, respectivamente. Em relação às larguras faciais, as médias foram de 112,15 mm antes da DMO e 114,25 mm após o procedimento.
Keywords atresia maxilar
disjunção maxilar
Language Portuguese
Date 2013-09-08
Published in CAVAGNINI, Fabiana de Souza. Impacto da disjunção maxilar ortopédica nas dimensões faciais. 2013. 36 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 36 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=151258
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48169

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account