Consumo alimentar, perfil metabólico e estresse oxidativo em pacientes com artrite psoriásica

Consumo alimentar, perfil metabólico e estresse oxidativo em pacientes com artrite psoriásica

Author Leite, Beatriz Figueiredo Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Pinheiro, Marcelo de Medeiros Pinheiro Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia
Abstract Introdução: A artrite psoriásica (APs) está associada com maior risco de síndrome metabólica (SMet) e doenças cardiovasculares, que pode ser explicado pelo estado pró-inflamatório. Objetivo: Avaliar o consumo alimentar, perfil metabólico, estresse oxidativo e composição corporal de pacientes com APs. Métodos: Neste estudo transversal foram incluídos 97 pacientes com APs e avaliados os fatores de risco para SMet, consumo alimentar, dados antropométricos, composição corporal e dosagem bioquímica, que incluiu marcadores do metabolismo lipídico, glicídico e de estresse oxidativo. Para análise estatística, foram usados média e desvio-padrão, teste Kolmogorov-Smirnov, t-student, qui-quadrado e exato de Fisher, Tukey, correlação de Pearson, bem como ANOVA, e modelos de regressão multivariada. O valor de significância foi p<0,05. Resultados: Pacientes com APs tiveram elevada prevalência de sobrepeso/ obesidade, excesso de gordura corporal e de SMet. O consumo alimentar foi considerado inadequado em mais de 90% dos pacientes, com padrão pró-inflamatório. A atividade articular da doença se correlacionou positivamente com a gordura corporal e circunferência de cintura e negativamente com a massa magra. Pacientes com SMet tinham maior gravidade articular e a atividade cutânea foi mais grave nos pacientes com maior consumo de gordura trans, sódio e menor consumo de ômega 6. Conclusão: Pacientes com APs apresentam inadequações no consumo alimentar, sobretudo com padrão pró-inflamatório, resistência periférica à insulina, maior estresse oxidativo e excesso de gordura corporal, que por sua vez, desempenharam papel negativo sobre a atividade da doença.
Keywords artrite psoriásica
consumo alimentar
síndrome metabólica
estresse oxidativo
Language Portuguese
Date 2015-04-02
Published in LEITE, Beatriz Figueiredo. Consumo alimentar, perfil metabólico e estresse oxidativo em pacientes com artrite psoriásica. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 91 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1560682
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48158

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account