Células progenitoras endoteliais e fator de crescimento endotelial vascular em pacientes com arterite de takayasu

Células progenitoras endoteliais e fator de crescimento endotelial vascular em pacientes com arterite de takayasu

Author Machado, Luiz Samuel Gomes Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Sato, Emilia Inoue Sato Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia
Abstract Introdução: Células progenitoras endoteliais (EPCs) são células responsáveis pelo reparo de danos endoteliais. Arterite de Takayasu (TA) é uma doença inflamatória crônica que afeta grandes vasos e não existem estudos avaliando APCs na AT. Objetivo: Avaliar o número de EPCs e os níveis de fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e a relação destas variáveis em pacientes com TA. Pacientes e métodos: Trinta mulheres com AT e 30 controles saudáveis pareadas pela idade e sexo foram incluídas. EPCs foram avaliadas por citometria de fluxo e cultura celular e a quantificação de VEGF foi realizada através de kits comerciais de ELISA. Resultados: As médias das idades das pacientes e controles foram similares. Os números de EPCs em pacientes e controles foram 0,0085 ± 0,0082 % vs 0,0091 ± 0,0095 %; P=0,770; por citometria de fluxo e 36,7±27,0 UFCs vs 29,0±17,3 UFCs; P=0,473; por cultura células, respectivamente. Os níveis de VEGF em pacientes e controles foi de 369,8±280,0 pg/ml vs 287,0±175,5 pg/ml; P=0,460. Não houve diferença no número de EPCs e nível de VEGF entre pacientes ativos e inativos. Houve uma tendência do número de EPCs hemangioblásticas nos pacientes em uso de anti-TNFs serem maiores e nos pacientes em uso de metotrexate serem menores. Conclusão: Este é o primeiro estudo da literatura a avaliar EPCs e VEGF em pacientes com AT. Não foi encontrada diferença significativa nas quantificações de EPCs e nos níveis de VEGF em pacientes com AT em relação às controles sadias, assim como não foi observada diferença entre pacientes com doença ativa e inativa.
Keywords arterite de takayasu células endoteliais
Language Portuguese
Date 2013-09-01
Published in MACHADO, Luiz Samuel Gomes. Células progenitoras endoteliais e fator de crescimento endotelial vascular em pacientes com arterite de takayasu. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 76 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=124874
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48157

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account