Aspectos cognitivos e comportamentais da síndrome da apnéia obstrutiva do sono na infância: revisão sistemática da literatura

Aspectos cognitivos e comportamentais da síndrome da apnéia obstrutiva do sono na infância: revisão sistemática da literatura

Author Cardoso, Thiago da Silva Gusmao Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Miranda, Monica Carolina Miranda Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Abstract A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio respiratório do sono caracterizado por episódios de obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores. Acredita-se que as disfunções fisiológicas presentes na SAOS possam trazer prejuízos para o crescimento e desenvolvimento cognitivo da criança, gerando impactos na sua qualidade de vida, bem como de seus familiares/cuidadores. O presente estudo foi elaborado com o objetivo de definir o perfil cognitivo, comportamental e de rendimento escolar de crianças com a síndrome, investigando de forma mais abrangente as possíveis alterações presentes nessa condição clínica. Trata-se de um estudo de revisão sistemática, abrangendo o período de 2002 a 2012, sendo utilizadas as bases de dados eletrônicas: MEDLINE/Pubmed, LILACS, Scielo, ISI Web of Science, PsycINFO. Os descritores escolhidos segundo os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) foram: Apneia do Sono Tipo Obstrutiva, Neuropsicologia, Cognição, Atenção, Memória, Linguagem, Aprendizagem, Baixo Rendimento Escolar, Comportamento e sinônimos em inglês e espanhol. O processo de seleção dos artigos atendeu aos seguintes critérios: tipos de estudos, diagnóstico clínico e polissonográfico, seleção dos participantes, desfechos de interesse, nível de relevância metodológica dos trabalhos. Dos 544 registros de estudos únicos identificados, 74 foram selecionados para uma análise minuciosa do texto e 32 artigos foram incluídos na revisão. Os resultados revelam que crianças com SAOS, apresentam desempenho intelectual inferior em relação às crianças controles. No entanto, os resultados não sugerem déficit intelectual, mas uma variação normal do Quociente Intelectual. No domínio da atenção, memória, funções executivas e linguagem não há evidências científicas suficientes de déficits nessas funções em relação às crianças controles. Em relação aos problemas de comportamento todos os estudos apontam que crianças com SAOS apresentam maior frequência de hiperatividade, problemas internalizantes e externalizantes, depressão, queixa somática, humor, desatenção e TDAH. Por fim, em relação ao rendimento escolar encontrou-se apenas dois estudos, revelando o baixo nível de evidência e a necessidade de mais investigação desse tema, assim como dos domínios cognitivos com poucas evidências científicas.
Keywords apnéia do sono tipo obstrutiva
neuropsicologia
cognição
comportamento
desenvolvimento infantil
Language Portuguese
Date 2013-10-30
Published in CARDOSO, Thiago da Silva Gusmao. Aspectos cognitivos e comportamentais da síndrome da apnéia obstrutiva do sono na infância: revisão sistemática da literatura. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.
Research area Ensino
Knowledge area Multidisciplinar
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 121 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=151600
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48152

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account