Avaliação de anticoncepção em mulheres com anemia falciforme

Avaliação de anticoncepção em mulheres com anemia falciforme

Author Carvalho, Natalia da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Guazzelli, Cristina Aparecida Falbo Guazzelli Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Tecnologias e Atenção à Saúde
Abstract Introdução: Anemia Falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum no Brasil. A maior sobrevida entre os pacientes está proporcionando o crescimento da população adulta com anemia falciforme e as questões relevantes a essa faixa etária, como atividade sexual, gravidez e anticoncepção estão surgindo como novos problemas. Objetivo: Avaliar a saúde reprodutiva e a utilização de métodos anticoncepcionais em mulheres com anemia falciforme. Metodologia: Estudo observacional retrospectivo baseado em informações contidas nos prontuários médicos de 69 pacientes portadoras de anemia falciforme em tratamento na Universidade Federal de São Paulo. Analise estatística através o programa SPSS versão 20. Resultados: O uso de algum tipo de método anticoncepcional foi observado em 43 (79,6%) pacientes com vida sexual ativa. Não houve diferença estatística quando se comparou as pacientes que ja haviam usado contraceptivo hormonal combinado, as apenas progestogeno isolado e as que nunca haviam usado contraceptivo hormonal em relação às principais intercorrências clínicas. Os valores de hemoglobina e hematócrito foram maiores entre as que usaram contraceptivo hormonal combinado. (p=0,03 e p=0,009, respectivamente). O tempo de uso de MAC foi maior entre as que empregavam hidroxiureia (p=0,03). Conclusao: Pode-se concluir com esse estudo que os MAC foram considerados seguros entre as pacientes com anemia falciforme, e até mesmo benéfico para a melhora da doença, porem, são necessária a realização de estudos prospectivos para uma melhor avaliação dos efeitos dos métodos contraceptivos na anemia falciforme e suas interações com essa doença e com o uso da hidroxiuréia.
Keywords anticoncepção/métodos
anemia falciforme
planejamento familiar
anticoncepcionais orais hormonais
hidroxiureia
Language Portuguese
Date 2013-08-28
Published in CARVALHO, Natalia da Silva. Avaliação de anticoncepção em mulheres com anemia falciforme. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 80 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=900638
Access rights Closed access
Type Dissertação de mestrado profissional
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48146

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account