Anemia em pacientes submetidos à dialise peritoneal ambulatorial: prevalência e fatores associados

Anemia em pacientes submetidos à dialise peritoneal ambulatorial: prevalência e fatores associados

Author Oliveira, Marisa Cristiane Cardoso de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Canziani, Maria Eugenia Fernandes Canziani Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Nefrologia)
Abstract Objetivo: A anemia é uma complicação frequente em pacientes em diálise, porém poucos estudos avaliaram a anemia em pacientes submetidos à diálise peritoneal (DP). Este estudo teve como objetivo investigar a prevalência de anemia e fatores associados à sua ocorrência em pacientes submetidos à DP em um único centro no qual os pacientes tinham acesso irrestrito a agentes estimulantes da eritropoiese (AEE) e a suplementação de ferro intravenoso. Métodos: Estudo transversal retrospectivo que analisou variáveis demográficas, clínicas e laboratoriais de 120 pacientes em DP. Anemia foi definida como hemoglobina (Hb) <11g/dl. Resultados: Os pacientes estavam em DP por 17 meses, sendo 86% automatizada. A idade média foi de 58±16,5 anos, 52% dos pacientes eram do sexo feminino e 29% eram diabéticos. Anemia esteve presente em 34 pacientes (28%). Quando comparados com pacientes sem anemia, aqueles com anemia recebiam maior dose de ferro (p=0,02) e apresentavam menor concentração de triglicérides (p=0,01). A concentração de Hb correlacionou-se negativamente com doses de ferro (r=-0,20; p=0,03) e de AEE (r=-0,23; p=0,01), e positivamente com albumina (r=0,38; p=001), triglicérides (r=0,24; p=0,01) e índice de saturação da transferrina (r=0,20; p=0,03). Na análise múltipla, somente a concentração de albumina (coef?=0,84; 95% IC=0,38-1,31; p<0,001) e a dose de AEE (coef?=-0,06; 95% IC=0,00-0,00; p=0,02) foram associadas de forma independente com a Hb. Conclusões: A anemia é uma complicação frequente em pacientes submetidos à DP, mesmo naqueles com livre acesso a eritropoetina e suplementação de ferro intravenoso. O estoque de ferro e estado nutricional foram os fatores independentes associados à concentração de hemoglobina nesta população.
Keywords anemia
prevalência
fatores de risco
diálise peritoneal ambulatorial contínua
Language Portuguese
Date 2015-05-31
Published in OLIVEIRA, Marisa Cristiane Cardoso de. Anemia em pacientes submetidos à dialise peritoneal ambulatorial: prevalência e fatores associados. 2015. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2392383
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48135

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account