O potencial educativo de um ambiente de aprendizagem: um estudo sobre a utilização de seus recursos em cursos de especialização da Universidade Federal de São Paulo, pelo sistema Universidade aberta do Brasil

O potencial educativo de um ambiente de aprendizagem: um estudo sobre a utilização de seus recursos em cursos de especialização da Universidade Federal de São Paulo, pelo sistema Universidade aberta do Brasil

Author Magnagnagno, Cleber Cicero Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Ramos, Monica Parente Ramos Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Gestão e Informática em Saúde
Abstract The company absorbs the technological novelties in time slots ever smaller and this evolution is strongly influencing all human activities, including pedagogical practices. The use and incorporation of Information Technology and Communication in education provided the emergence of Virtual Environments Learning (AVA). Thus, the aim of this study was the use, in three Federal University of Sao Paulo online courses offered by System Open University of Brazil, the features in Moodle, establishing which resources were used and the frequency of use, in order to understand the contribution of each resource in the teaching-learning process. With a quantitative approach, having case study as a research strategy and using content analysis and a tool called "Moodle 1.9x DATA EXTRACTOR" developed in research, to data collection, the study has its main findings summarized as follows: a) the primary use of Moodle, was as files and repository content; b) MOODLE was underutilized, considering the tools that environment and offers the potential of these; c) the tools that were not addressed in workshops and training courses for teachers and tutors were also not used courses evaluated; d) use predominated the type of tools to link File (43.2%), and when classified and grouped together for purposes teaching predominated those aimed at the transfer of information (79%); e) most evaluations were made using the survey tool (62.8%); f) the tools that favor the production of shared knowledge less were used (2%). Thus, the study concluded that although the MOODLE has as its main focus, interaction and collaborative construction of knowledge and make available tools for the implementation of processes based training constructivist-oriented pedagogy for interaction and collaborative construction of knowledge, the courses of the survey sample, the process of teaching and learning regarding the use of Moodle and available tools by AVA, seems to have assumed a trend closer to the assumptions of the approach traditional teaching.

A sociedade absorve as novidades tecnológicas em espaços de tempo cada vez menores e essa evolução vem influenciando fortemente todas as atividades humanas, incluindo as práticas pedagógicas. O uso e a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação proporcionou o surgimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar o uso, em três cursos online da Universidade Federal de São Paulo, oferecidos pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil, dos recursos presentes no MOODLE, estabelecendo quais recursos foram utilizados e a frequência de uso, visando entender a participação de cada recurso no processo de ensino-aprendizagem. Com um enfoque quantitativo, tendo o estudo de caso como estratégia de pesquisa e utilizando-se da análise de conteúdo e de uma ferramenta denominada “MOODLE 1.9X DATA EXTRATOR”, desenvolvida na pesquisa, para a coleta dos dados, o estudo tem seus principais achados sumarizados como se segue: a) o principal uso do MOODLE, foi como repositório de arquivos e de conteúdos; b) o MOODLE foi subutilizado, considerando-se as ferramentas que o ambiente oferece e o potencial destas; c) as ferramentas que não foram abordadas nas oficinas e cursos de capacitação para docentes e tutores, também não foram utilizadas nos cursos avaliados; d) houve predominância de uso das ferramentas do tipo link para arquivo (43,2%), e quando classificadas e agrupadas em função de objetivos pedagógicos, houve predominância daquelas voltadas à transferência de informação (79%); e) a maioria das avaliações foram feitas utilizando-se a ferramenta questionário (62,8%); f) as ferramentas que favorecem a produção de conhecimento compartilhado foram as menos utilizadas (2%). Dessa forma, o estudo concluiu que embora o MOODLE tenha como foco principal, a interação e a construção colaborativa de conhecimento e disponibilize ferramentas para a implantação de processos de formação baseados na pedagogia construtivista e voltados para a interação e construção colaborativa de conhecimento, nos cursos da amostra de pesquisa, o processo de ensino e aprendizagem, no que concerne ao uso do MOODLE e das ferramentas disponibilizadas pelo AVA, parece ter assumido uma tendência mais próxima às premissas da abordagem tradicional de ensino.
Keywords moodle
virtual learning environments
tools
uab
moodle
ambientes virtuais de aprendizagem
ferramentas
uab
Language Portuguese
Date 2014-07-30
Published in MAGNAGNAGNO, Cleber Cicero. O potencial educativo de um ambiente de aprendizagem: um estudo sobre a utilização de seus recursos em cursos de especialização da Universidade Federal de São Paulo, pelo sistema Universidade aberta do Brasil. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Research area Interdisciplinar
Knowledge area Multidisciplinar
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 101 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=993266
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47307

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