Jogos de asfixia, jogos de agressão, bullying em contexto escolarEstudo transcultural França-Brasil com escolares de 9-12 anos

Jogos de asfixia, jogos de agressão, bullying em contexto escolarEstudo transcultural França-Brasil com escolares de 9-12 anos

Author Guilheri, Juliana Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Yazigi, Latife Yazigi Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Psiquiatria e Psicologia Médica
Abstract Dangerous games and school bullying are complex phenomena occur at all ages of childhood and adolescence. ?Self-asphyxial behaviors? and ?violent games? and are taking-risk behaviors and have become a public health problem. However, they remain largely unknown by professionals and are still poorly researched. The aim of this study was to investigate ?selfasphyxial behaviors?, ?violent games?, and the possible involvement of school bullying in a France-Brazil cross-cultural study. A total of 1395 French and Brazilian schoolchildren aged 9 to 12 years were assessed. Demographic characteristics and dangerous game habits were collected by means of an ad hoc questionnaire. bullying was assessed by ?The revised Bully/Victim Questionnaire? of D. Olweus which adaptation in both cultures and construct validation are presented in this study. We conducted a cross-analysis between these two kinds of dangerous games, the school bullying and some demographics variables. The results show that approximately 40% of French and Brazilian schoolchildren had practiced at least once a ?violent games? or a ?self-asphyxial behavior?. bullying prevalence was of 52% non-concerned children (?neutral?), 27% of ?victims?, 5% of ?bullies? and 16% of ?bully-victims?. Over 15% of schoolchildren were constrained to participate at least once in a ?self-asphyxial behavior? and a third in a ?violent game?. These three phenomena are comparable in both cultures and have few significant differences. Our results helps to better understand the phenomenon of dangerous games in school children and its intricacy with school bullying and offer some elements for the prevention of taking-risk behaviors.

As brincadeiras perigosas e o bullying escolar são fenômenos complexos que se espalham rapidamente no contexto escolar. Os ?jogos de asfixia? e os ?jogos de agressão? são condutas de risco, tornando-se questão de saúde pública mas, sendo ainda pouco conhecidas dos profissionais e pouco exploradas no meio científico. O objetivo desta pesquisa foi investigar os os ?jogos de asfixia?, ?jogos de agressão? e a eventual influência do bullying escolar para a adoção dos mesmos; dentro do contexto transcultural França-Brasil. Realizou-se estudo descritivo através de um questionário ad hoc sobre o contexto de iniciação aos ?jogos de asfixia? e aos ?jogos de agressão? com a participação de 1395 crianças francesas e brasileiras com idade entre 9 a 12 anos. O envolvimento em bullying foi avaliado pelo questionário de Olweus (rBVQ) adaptado para as duas culturas e validado por nossa equipe. Globalmente, foi observado que cerca de 40% das crianças francesas e brasileiras já haviam praticado, ao menos uma vez, um ?jogo de agressão? ou um ?jogo de asfixia?; quanto ao envolvimento em bullying, cerca de 52% das crianças não estão envolvidas (?neutros?), 27% o estão enquanto ?vítimas?, 5% como ?agressores? e 16% como ?agressores-vítimas?. Cerca de 15% dos escolares foram for- çados a participar ao menos uma vez de um ?jogo de asfixia? e um terço, a um ?jogo de agressão?. Ainda que existam certas diferenças culturais, os fenômenos estudados permanecem comparáveis nas duas culturas. Os resultados representam um panorama descritivo sobre a prevalência das brincadeiras perigosas no contexto escolar, e possibilitam melhor compreender o perfil dos escolares envolvidos, tanto em bullying como nas brincadeiras perigosas, oferecendo elementos para pistas de sensibilização aos comportamentos de risco.
Keywords self-asphyxial behavior
violent games
choking game
school bullying
childhood
cross-cultural study
brincadeiras perigosas
jogos de asfixia
jogos de agressão
bullying escolar
crianças estudo transcultural
Language Portuguese
Date 2016-12-12
Published in GUILHERI, Juliana. Jogos de asfixia, jogos de agressão, bullying em contexto escolarEstudo transcultural França-Brasil com escolares de 9-12 anos. 2016. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4285045
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47127

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account