Acompanhantes ou infernizantes? A difícil interação entre o técnico em enfermagem e a família do paciente hospitalizado

Acompanhantes ou infernizantes? A difícil interação entre o técnico em enfermagem e a família do paciente hospitalizado

Author Silva, Maria Cristina Ferreira Carlos Rodrigues da Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Ribeiro, Circea Amalia Ribeiro Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Enfermagem
Abstract This qualitative study aimed to understand the meaning the nursing technician assigns to the experience of interacting with the hospitalized patient's family and to find out if the nursing technician has already been in contact with some content related to family care. We used the Symbolic Interactionism and the Qualitative Analysis of Content as the theoretical and the methodological frameworks, respectively. The participants were nine nursing technicians from two health care institutions, and the strategies used for data collection were participant observation and semi-structured interviews. The comparative analysis of the data allowed the identification of the conceptual category COMPANIONS - A BLESSING OR A CURSE? THE DIFFICULT INTERACTION BETWEEN THE NURSING TECHNICIAN AND THE FAMILY OF THE HOSPITALIZED PATIENT. It revealed that the nursing technician considers the interaction with family members very difficult, even complicated, as companions demand and complain too much when they are not attended immediately; making a lot of noise and a "mess", besides disturbing, nagging and supervising rather than helping. However, at the same time, nursing technicians recognize the importance of the presence of family for the patient to be better managed and also for the health professional. For lack of content on the topic family care in their training and professional life, the nursing technician recognizes that the only content developed in their courses was humanization, which is not consistent with their professional reality because they cannot utilize this concept to interact with the family. The study also revealed that when faced with this situation, the nursing technician develops strategies to relate with family members. We emphasize the importance of including contents on the topic of family care in technical schools, technical nursing programs and in health care institutions.

Este estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivos compreender o significado atribuído pelo técnico em enfermagem à vivência de interagir com a família do paciente hospitalizado e conhecer se o técnico em enfermagem já interagiu com algum conteúdo relacionado ao cuidado da família. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e metodológico a Análise Qualitativa de Conteúdo. Os participantes foram nove técnicos de enfermagem de duas instituições assistenciais e, as estratégias utilizadas para a coleta de dados foram: a observação participante e a entrevista semiestruturada. A análise comparativa dos dados permitiu a identificação da categoria conceitual ACOMPANHANTES OU INFERNIZANTES? A DIFÍCIL INTERAÇÃO ENTRE O TÉCNICO EM ENFERMAGEM E A FAMÍLIA DO PACIENTE HOSPITALIZADO e revelou que o Técnico em enfermagem considera a interação com os familiares muito difícil e, até mesmo, complicada, pois estes cobram e reclamam demais quando não são atendidos de imediato, fazem algazarra e ?bagunça?, além de atrapalharem, infernizarem e fiscalizarem ao invés de ajudar, embora reconheçam a importância da presença do familiar para que o paciente seja melhor assistido e também ao próprio profissional. Por falta de conteúdo sobre o tema família em sua formação e vida profissional, o técnico em enfermagem reconhece que o único conteúdo desenvolvido foi a humanização, o que não condiz com sua realidade profissional, pois não consegue relacionar os conceitos relativos à humanização às questões da interação com a família. O estudo revelou ainda que, frente a essa situação, o técnico em enfermagem desenvolve estratégias para se relacionar sem atrito com os familiares. Reitera-se a importância da inclusão do conteúdo sobre a temática da família nos cursos de formação de técnicos em enfermagem e nas instituições de saúde.
Keywords family
nursing
vocational education
nursing technical education
humanization
família
enfermagem
educação profissionalizante
educação técnica em enfermagem
humanização
Language Portuguese
Date 2015-01-23
Published in SILVA, Maria Cristina Ferreira Carlos Rodrigues da. Acompanhantes ou infernizantes? A difícil interação entre o técnico em enfermagem e a família do paciente hospitalizado. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Enfermagem
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 118 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3042779
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46812

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