Construção do papel educador do enfermeiro a partir da educação on-line: um estudo de pesquisa-ação

Show simple item record

dc.contributor.advisor Tanaka, Luiza Hiromi Tanaka [UNIFESP] pt
dc.contributor.author Buzzo, Ana Carolina [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2018-07-27T15:50:42Z
dc.date.available 2018-07-27T15:50:42Z
dc.date.issued 2016-09-27
dc.identifier https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4012214 pt
dc.identifier.citation BUZZO, Ana Carolina. Construção do papel educador do enfermeiro a partir da educação on-line: um estudo de pesquisa-ação. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46694
dc.description.abstract Objective: To analyze the implementation of a teaching proposal that tried to compose the role of nurse educator accomplished by the nurses of the intensive care who were part of the Programa de Educação Permanente On-line (PEPO, acronym in Portuguese), under the perspective of the nursing team professionals. Methodology: This search was built on the qualitative approach, using the methodological strategy of action research, referenced by the action research methodology created by Michel Thiollent. The theoretical work of this paper was based on online education, supported by the technology for apprehension of knowledge and understanding of the importance of the constructive dialogue in education at work, backed by Paulo Freire. For the comprehension and understanding of the data, the thematic content analysis was applied. Were included on this research, nurses who conducted the online courses from the Intensive Care Unit, had at least six months experience in that department and accepted to participate, resulting in a total of four employees out of six nurses throughout the four shifts. Results: Data analysis during exploratory phase showed that in the view of participants that nurses working in intensive care unit have their own profile and they are instruments on the search for knowledge of threir team. However, not always during their academic training, the educator role is developed resulting in difficulties in acquiring this skill. Besides that, it was noted that there is often resistance to new ways or restored methods, which creates barriers for educational actions. The need for a new teaching proposal to complement the existing one in the Hospital was also pointed out as an effective action. After this phase an intervention was held with the nursing staff with a new teaching method proposal developed by the actors of the research. Of this action resulted a reflection about the role of the nurse educator both on those who applied the proposal and those who received it. Contentment about the methodology applied in the intervention was noted. Conclusion: HU-UNIFESP's initiative to create an online program to train professionals was paramount to reach a greater number of qualified nurses. However, it is mandatory for the use of educational resources to assist in the acquisition of knowledge by their professional staff, as there are not always understanding of the past content. When joint education is held, we concluded that there is a greater interest from the team to participate in the construction of knowledge and a natural change of behavior. en
dc.description.abstract Objetivo: Analisar a implementação de uma proposta de ensino e aprendizagem que teve como intenção construir o papel do enfermeiro educador realizado pelos próprios enfermeiros da unidade de terapia intensiva a partir do Programa de Educação Permanente On-line, sob perspectiva dos profissionais da equipe de enfermagem. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando a estratégia metodológica da pesquisa-ação, tendo Michel Thiollent como referencial metodológico. A fundamentação teórica do trabalho foi embasada na educação on-line, pautada na tecnologia, para apreensão do conhecimento, e na compreensão da importância da construção do diálogo na educação no trabalho, respaldada por Paulo Freire. Para análise e compreensão dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo Temática. Foram incluídos no estudo enfermeiros que realizaram cursos on-line da unidade de terapia intensiva da clínica médica com, no mínimo, 6 meses de experiência naquele setor e que aceitaram participar da pesquisa, totalizando quatro colaboradores, em um total de seis enfermeiros, nos quatro períodos. Resultados: A análise dos dados na fase exploratória mostrou que, na visão dos participantes, os enfermeiros que atuavam em unidade de terapia intensiva apresentavam um perfil próprio e eram um instrumento na busca de conhecimento de sua equipe, porém, nem sempre, na formação acadêmica deles, esse papel de educador era desenvolvido e, por isso, existiam dificuldades em sua realização. Outro ponto levantado foi que, muitas vezes, havia resistência da equipe para novidades, o que dificultava as ações educativas. Foi colocada a necessidade de uma nova proposta de ensino, para complementar a já existente no hospital. Após essa fase, foi realizada uma intervenção com a equipe de enfermagem, com uma nova proposta de ensino feita pelos atores da pesquisa e, dessa ação, resultou uma reflexão sobre o papel de educador do enfermeiro, tanto dos que aplicaram a ação quanto dos que a receberam, havendo um contentamento com relação à metodologia aplicada na intervenção da parte dos que a receberam. Conclusão: A iniciativa do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo de criar um programa on-line para capacitar os profissionais foi muito importante, pois atingiu um número maior de capacitados. Porém, é importante o enfermeiro usar recursos educacionais para ajudar na apreensão do conhecimento pelos indivíduos, pois nem sempre há compreensão do conteúdo passado. Quando realizada a educação conjunta, percebemos que há um maior interesse da equipe em participar da construção do conhecimento e percebemos a mudança de comportamento. pt
dc.format.extent 161 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso restrito
dc.subject education en
dc.subject nursing en
dc.subject qualitative research en
dc.subject team nursing en
dc.subject health education en
dc.subject distance en
dc.subject educação em enfermagem pt
dc.subject pesquisa qualitativa pt
dc.subject equipe de enfermagem pt
dc.subject educação em saúde pt
dc.subject educação a distância pt
dc.title Construção do papel educador do enfermeiro a partir da educação on-line: um estudo de pesquisa-ação pt
dc.type Dissertação de mestrado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file 2016-0285.pdf
dc.description.source Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE) pt
unifesp.graduateProgram Enfermagem pt
unifesp.knowledgeArea Ciências da saúde pt
unifesp.researchArea Enfermagem pt



File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account