O desenho de meninas e meninos na educação infanti l: um estudo sobre relações de gênero na infância

O desenho de meninas e meninos na educação infanti l: um estudo sobre relações de gênero na infância

Author Silva, Daniele Duarte Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Finco, Daniela Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Educação
Abstract This master?s research was done with 4 and 5-year-olds in a children early education institution in municipal schools of the city of Sao Paulo. The purpose is to examine the drawings made by girls and boys and listen to what they tell us about gender representation. This work presents the challenges of what it means to be both a teacher of and a researcher of little children. It also investigates children?s drawings as possibilities of communication, interaction, and expression, seeking to identify issues that the drawings have revealed to us about gender marks brought in by children, marks that are connected to the construction of female and male identities. The research looks for the presence of gender as it is expressed in the cultural symbols that are found in the drawings, traces, colors, topics, and themes represented by children in their creations. It has as theoretical framework the studies about children?s drawings, contributions in the field of childhood sociology, and childhood gender studies. Methodological procedures for this research seek the children?s perspective connecting drawings to orality, and taking into consideration the experiences narrated and interpreted by boys and girls in their drawings. The results show that boys and girls are able to ?speak? about the gender relations as well as other topics that are present in their day-to-day. They also show that their drawings have marks of the permanence of gender stereotypes as well as the ruptures with gender inequalities. The drawings of boys and girls and their talks show us the meanings children build regarding what it means to be a man and a woman, which are the places and situations reserved for them and which of them are being created in the gender relations that they experience daily. The children?s drawings are brought in as social representations, fruit of their social and cultural experiences; they allow us to understand a little more about their culture and childhood.

Esta pesquisa de mestrado, realizada com crianças pequenas, de 04 e 05 anos de idade, em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo, tem o objetivo de olhar para os desenhos de meninas e meninos, ouvir o que nos contam sobre as representações de gênero. Traz os desafios de ser professora-pesquisadora de crianças pequenas e de investigar o desenho infantil como possibilidade de comunicação, interação e expressão, buscando identificar as questões que os desenhos têm-nos revelado sobre as marcas de gênero relacionadas à construção das identidades femininas e masculinas. Investiga a presença do gênero expressa nos símbolos culturais que se encontram nos desenhos, nos traços, nas cores, nos assuntos e nos temas representados pelas crianças pequenas em suas criações. Tem como referencial teórico os estudos sobre o desenho infantil, as contribuições do campo da Sociologia da Infância e os estudos de gênero na infância. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa, ao buscarem a perspectiva das crianças, aliam desenho e oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas em seus desenhos. Os resultados da pesquisa mostram que meninas e meninos são capazes de ?falar? sobre as relações de gênero e tantos outros assuntos que estão presentes no cotidiano do qual participam; mostram, também, que seus desenhos trazem marcas de permanência dos estereótipos de gênero, assim como as rupturas com as desigualdades de gênero. Os desenhos das meninas e dos meninos e as suas falas revelam-nos os significados que as crianças estão construindo a respeito do que é ser homem e ser mulher, quais os lugares e situações que lhes são reservados nas relações de gênero que vivenciam no dia a dia. Os desenhos das crianças são trazidos como representações sociais, frutos das experiências sociais e culturais delas, permitindo-nos compreender um pouco mais sobre suas culturas e infâncias.
Keywords Children early education
Children early
Children drawings
Child culture
Gender relations
Educação infantil
Pequena infância
Desenho infantil
Culturas infantis
Relações de gênero
Language Portuguese
Date 2016-05-12
Published in SILVA, Daniele Duarte. O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.
Research area Educação
Knowledge area Ciências humanas
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 158 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4451284
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46465

Show full item record




File

Name: 16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf
Size: 5.305Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account